5 erros comuns da gestão financeira

5 erros comuns da gestão financeira

Fique de olho nestes pequenos erros e fuja da armadilha!

A maior parte das pequenas e médias empresas não mantém um registro de suas contas a receber e a pagar, seja em planilhas ou em papel. Se você tem essas informações, já está um passo à frente de muitos. Mas, esses dados estão realmente atualizados e organizados?

Disciplina

Ter uma disciplina das contas a receber e das contas a pagar. Deve-se tentar ao máximo manter essas duas planilhas atualizadas, e tentar observar a melhor data para a compra de produtos ou aquisições de serviços.

Separar o dinheiro e gastos da pessoa física e da pessoa jurídica, mesmo sabendo que isso é complicado.

Muitos empresários misturam as contas e até mesmo as receitas, mais o ideal é separar o que é da empresa e o que é seu, para isso sempre trabalhe com uma retirada como se fosse um salário.

 Ter a visão do Fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa é muito importante, pois com ele você irá saber quando e qual valor irá receber ou pagar.

Com ele você tem uma visão ampla do que está acontecendo com a sua empresa, pois é nele que você enxerga o futuro: se a empresa terá lucro ou deficit.

Ou seja verifica-se o passado, presente e estima-se o futuro.

Controle de contas a pagar e a receber

Não ter um bom controle de contas a pagar e a receber é bem complicado, pois você assume um compromisso sem saber se naquele dia você tem valores a pagar maiores do que seu caixa permite.

Um bom controle de contas é essencial para a sua empresa e para sua tranquilidade.

Lembre-se use seus relatórios para que você saiba se deve investir ou pisar no freio.

Planejamento

Um planejamento adequado é essencial para a sobrevivência da sua empresa.

Relatório de plano de contas serve para você verificar os valores que são pagos em tarifas bancárias, vendas, comissões, conta de telefone, luz, água e até mesmo aluguel. Sabemos que esses valores impactam diretamente no seu custo fixo e devem ser observados de perto para não extrapolarem.

Cálculo do preço de venda

O que mais vejo é o empresário errar no preço de custo do seu produto e por errar nisso acaba errando no preço de venda.
No preço de custo deve incidir todos os seus custos, seja eles impostos (ICMS, ICMS-ST, IPI) ou custos fixos rateados (água, luz, internet, contabilidade, folha de pagamento).

Não deve esquecer de, também, calcular a taxa da administração do cartão de crédito e o valor liquido que você irá receber, lembre-se, essa taxa aplica-se no valor total e não apenas no seu lucro.

Lembre que o imposto do Simples Nacional também é pago sob o valor da sua venda, então calcule certo o seu Mark-up para não ter surpresas.

Bônus erro

Não ter um Software de Gestão pode complicar muito a sua vida. Com um Software de Gestão, tudo o que falamos neste post é feito de forma simples e fácil.

Conclusão

O mais complicado para mim é conseguir tempo para fazer tudo o que tenho que fazer, como atualizar planilhas, vender, cadastrar contas a receber e a pagar, comprar e ainda pensar se tenho dinheiro para futuramente conseguir me manter no mercado.

Neste post dei algumas dicas de erros que eu mesmo cometi durante 8 anos administrando uma empresa. Espero que aproveitem !

Comente: