6 dicas para Gestão de Restaurantes que vão elevar a qualidade do seu negócio

6 dicas para Gestão de Restaurantes que vão elevar a qualidade do seu negócio

Ao pensar em um bom restaurante, é natural que o cliente idealize em um lugar bem decorado, com cardápio de dar água na boca e onde ele será bem atendido. Todavia, para que um restaurante possa atender a este cliente da melhor maneira possível, é preciso se atentar a diversos pontos que nem sempre são óbvios para quem está de fora. Uma má gestão de restaurantes pode fazer com que a empresa feche as portas antes mesmo de devolver o lucro investido inicialmente, o que deve ser evitado a todo custo e é para isso que trazemos essas 6 dicas especiais para gestão de restaurantes.

Cuidados na gestão de restaurantes?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que diante das diferenças dentro do próprio setor, cada restaurante poderá ter diferentes demandas, que deverão ser avaliadas individualmente pelo profissional responsável. Essas diferenças podem estar relacionadas ao público, serviço oferecido, temática do restaurante, entre outros. Ainda assim, há pontos em comum que podem ser observados de modo geral, e falaremos sobre eles a seguir.

Fique atento aos gastos

Em um ramo que lida diariamente com variações de custos e com uma série de despesas, o controle financeiro tem papel essencial no sucesso do empreendimento. Uma boa gestão de restaurantes vai depender da capacidade dos responsáveis de encontrar os melhores preços entre seus fornecedores, por exemplo, além de manter o controle financeiro diário para evitar surpresas desagradáveis. A partir do momento em que se tem conhecimento dos custos gerados todo dia, é possível se planejar melhor e contornar com maior efetividade eventuais problemas.

O bom atendimento é fundamental

Não é surpresa que oferecer um bom atendimento é essencial em qualquer segmento. A partir do momento em que um cliente sai de um restaurante satisfeito com a maneira como foi atendido, torna-se maior a possibilidade de que ele retorne, além de expressar opiniões positivas sobre o estabelecimento para outras pessoas, atraindo novos clientes como consequência.
Se estamos falando de uma gestão de restaurantes que traga resultados positivos, é fundamental focar na importância da seleção de funcionários carismáticos, que estejam preparados para atender aos clientes da melhor forma possível. Além da seleção, é importante que seja feito o treinamento dos funcionários, para que a equipe fique em maior sintonia.

Um restaurante não se sustenta apenas em seu menu

A ida a um restaurante não envolve apenas a alimentação. Em muitos casos o cliente está buscando uma experiência que também estimule outros sentidos. Para isso, é importante se preocupar com toda a ambientação, desde a decoração, que trará uma sensação agradável aos frequentadores, até a qualidade dos móveis que tornará a experiência mais confortável. Nesse caso, por que não contratar um profissional que consiga criar a ambientação perfeita em seu restaurante?

Muito cuidado com a higiene

Ao procurar um local para fazer sua refeição, é natural que o cliente fique atento à limpeza e higiene do lugar. Além do aspecto estético negativo, a falta de higiene em um restaurante pode acarretar graves problemas de saúde para o consumidor, que dificilmente retornará a um local que lhe pareça sujo ou mal cuidado.
Embora esse seja um cuidado a se ter em qualquer negócio, por se tratar de um segmento que lida com alimentação é de extrema importância que os profissionais estejam atentos à higiene, tomando todos os cuidados necessários para evitar transtornos. Além de seguir todas as recomendações e normas da Vigilância Sanitária, é fundamental que os funcionários mantenham o ambiente limpo, se mantendo sempre atentos à higiene pessoal. Contratar uma empresa terceirizada que cuide da limpeza do estabelecimento pode trazer resultados positivos, e embora represente um custo a mais, pode também ser uma preocupação a menos.

Dê ouvidos aos clientes

Para se manter bem posicionado em um mercado tão disputado, é importante sempre dar ouvidos ao que os clientes tem a dizer. Reclamações, sugestões e elogios podem mostrar novos caminhos ou atitudes que devem ser mantidas e reforçadas. Além disso, no momento atual onde as redes sociais estão em alta e fazem parte do dia-a-dia de grande parte do público, é interessante criar um canal de comunicação direta com os clientes, o que dá um toque mais pessoal e acessível, além de aumentar as chances de atingir novos públicos. Estar atento ao que pode ser melhorado e levar em consideração as eventuais críticas pode ser um ponto forte para a empresa.

Não subestime o poder do marketing

Ao falar sobre gestão de restaurantes, nunca devemos deixar de lado a importância que um bom planejamento de marketing tem para o negócio. Uma boa campanha utilizando os melhores meios de mídia é capaz de criar nos clientes o desejo de experimentar o que o seu restaurante tem a oferecer, estimulando desejos e trazendo novos públicos para o seu estabelecimento.

Tem alguma sugestão ou dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

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