Como pequenas empresas podem se beneficiar do uso do código de barras

Como pequenas empresas podem se beneficiar do uso do código de barras

O uso do código de barras foi revolucionário para muitas empresas e continua sendo importante até hoje. O modelo, que surgiu nos anos 70, só veio surgir no Brasil nos anos 80.

Com a sua chegada, a automação de processos que até então eram realizados de maneira manual se tornaram um padrão. E os seus benefícios são sentidos até hoje, principalmente em comércios de varejo e empresas.

Por isso, se você não conhece os benefícios do código de barras, recomendo a você a leitura deste artigo. Nele vamos salientar algumas das razões pelas quais ele deve ser utilizado por pequenas empresas.

Quer saber mais? Então continue lendo.

Antes do código de barrascódigo de barras

Antes da existência do código de barras, as lojas eram conhecidas por ter o seu dia “fechados para balanço”. Que era um trabalho que consistia em um dia inteiro dedicado a contar os produtos.

O processo era repetido duas ou até três vezes, muitas vezes por pessoas diferentes. E, mesmo assim, os riscos de erros eram grandes.

O resultado era uma contagem inexata, que resultava em erros de cálculos e, consequentemente, em prejuízos.

Com a chegada do código de barras, esse cenário mudou. Além de excluir do calendário das empresas o dia de “fechar para balanço”, ainda trouxe outros benefícios.

O que o código de barras traz de benefícios para pequenas empresas?

Os códigos, hoje, para empresas que trabalham com grandes volumes de estoque, uma ferramenta bastante eficaz e conveniente.

A automação de produtos é uma maneira de controlar melhor o que entra e sai da sua empresa.

De um modo geral, traz conveniência, velocidade, precisão e segurança tanto para clientes quanto para o negócio.

Agilidade porque, o leitor de código de barras é uma ferramenta que possibilita a alteração de cadastro do produto na empresa.

Além disso, essa agilidade pode ser sentida em todas as relações em que os produtos estão inseridos. Desde a entrada na empresa e cadastro, passando pela saída, com a venda e chegando, finalmente à contagem de estoque (inventário).

Quanto à segurança, podemos dizer que a probabilidade de existir um erro no código de barras de um produto é mínima.

Compare, por exemplo, essa probabilidade com o modo como eram realizadas as vendas, digitando o próprio funcionário os dados de cadastro do produto.

No processo de captura e identificação das informações de produtos elimina, por exemplo, os erros já comentados de processos manuais.

E, por fim, padroniza o uso dos produtos e se configura como uma maneira de deixar um leiaute claro e pré-estabelecido de informações.

Código de barras é eficiente para gestão de estoque

Todas as qualidades acima citadas sobre o uso do código de barras em pequenas empresas se traduz em uma gestão de estoque eficaz.

O resultado disso é um melhor desempenho da empresa – e consequente maior lucratividade.

Mas não apenas para a gestão eles são importantes. Áreas como produção e mesmo o comercial se beneficiam com o seu uso.

Dessa maneira, liberar pedidos, emitir notas fiscais, movimentar produtos no estoque, emitir etiquetas de identificação ou fazer apontamentos da produção se tornam mais eficazes.

Isso resulta em vantagem competitiva para empresas, pois aumenta a capacidade das áreas de estocagem, comércio e produção. Gera lucros e evita retrabalho.

Por essa razão é que a adoção de código de barras para empresas continua sendo uma das mais importantes mudanças dentro do comércio. E deve continuar sendo, uma vez que estimula empresas a continuar investindo em automação.

Isso sem falar que o código de barras agrega valor ao processo de gestão de empresas, cumprindo com eficácia o seu papel junto a negócios de todo porte, e é muito importante saber como escolher um leitor de código de barras.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de deixar um comentário abaixo e marcar seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Comente: