DANFE: O que é e como funciona?

DANFE: O que é e como funciona?

Explicando de forma simples o que é a Danfe.

Nos dias de hoje a Nota Eletrônica é o padrão mais moderno de documentos fiscais por ser um arquivo digital próprio para ser lido em computadores. Entretanto ao realizar um compra ou uma contratação de serviço muitas vezes é necessário que o cliente tenha uma cópia legível daquilo que passa a usufruir. Nesse ponto temos a DANFE.

DANFE é a sigla de Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e),basicamente uma representação gráfica do arquivo digital que é a NF-e. No entanto ela não substituí a Nota Fiscal Eletrônica, mas contém nela informações principais do documento fiscal vitais para o transporte de mercadorias em caminhões por exemplo.Danfe

Apesar de não substituir a NF-e propriamente a DANFE facilita acesso aos dados da mesma já que aquele que detém a DANFE tem acesso a chave numérica e o código de barras obrigatórios no documento para que em uma simples consulta pela internet se confirme a existência da Nota Fiscal Eletrônica.

A DANFE tem também a função de auxiliar na escrituração contábil de uma transação, isso para o caso do destinatário do produto não ser emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Neste caso o documento é arquivado pelo prazo legal das notas fiscais e apresentado quando requisitado.

O Documento também pode ser utilizado como comprovante de recebimento da mercadoria, já que a assinatura do destinatário é colhida no ato da entrega.

A DANFE possuí alguns elementos obrigatórios. Conforme já citado anteriormente além da chave numérica e do código de barras a DANFE também consta data e hora de saída mercadoria, placa do veículo, transportadora, natureza de operação e descrição das mercadorias ou serviços. O layout da DANFE é padronizado e deve ser obrigatoriamente seguido conforme o Manual de Integração disponibilizado no Portal da Nota Fiscal Eletrônica disponibilizado pelo Ministério da Fazenda.

O documento pode ter sim mais de uma página, desde que as mesmas sejam numeradas e em cada página deverão conter as seguintes informações:

  • Dados do Emitente (Razão Social, CNPJ,Inscrição Estadual,e Inscrição Estadual do Substituto Tributário,se houver)
  • O número é a série da NF-e, tipo de operação se é de entrada ou saída, número total de folhas do documento, chave de acesso e código de barras.
  • A frase DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica

Há outras informações que podem ser adicionadas ao documento sem a necessidade de uma autorização especial, desde que essas informações se limitem a cinquenta por cento do verso do documento. A logo do emissor também pode ser adicionada desde que não interfira na leitura da  chave de acesso e do código de barras por um leitor óptico.

Por não poder haver divergências de dados entre NF-e e DANFE o Ministério da Fazenda recomenda que os dois documentos sejam gerados no mesmo lugar, fato esse que a Rtek pode resolver para você utilizando o Uniplus e deixando sua empresa com a configuração necessária para que tanto a Nota Fiscal Eletrônica quanto a DANFE sejam retiradas sem qualquer tipo de problema.

Gostou deste texto ? Compartilhe conosco suas ideias ou suas dúvidas estamos a disposição.

 

Comente: