Dicas para um Controle de Gastos eficiente

Dicas para um Controle de Gastos eficiente

Para os pequenos e médios empreendedores, fazer o controle de gastos vai determinar se o empreendedor conseguiu realmente dividir as despesas pessoais das despesas da empresa. Portanto, se você ainda não conseguiu avaliar os seus gastos pessoais durante o ano, terá mais dificuldade de fazer isso no âmbito institucional. Por isso, saiba que o gerenciamento de gastos pessoais é um ensaio para o gerenciamento empresarial.

Avaliação do período
Fazer uma avaliação criteriosa das planilhas de gastos do ano e verificar se a empresa cumpriu o orçamento proposto no ano anterior vai sinalizar que ações precisam ser priorizadas no próximo ano. Se existem lacunas em alguns meses da planilha de controle de gastos, se algumas despesas não foram registradas ou se questões fiscais te pegaram de surpresa no ano que passou, as pessoas terão que estar mais comprometidas em registrar as despesas assim que elas ocorrem e também terão que fazer um planejamento mais detalhado.
Análise de contexto
Instabilidade no cenário econômico, apreensão no âmbito político ou previsões negativas na área fiscal podem fazer com que sua empresa planeje o próximo período de forma mais ousada ou conservadora. É importante fazer essa leitura com muita atenção, pois, se seu setor está com promessas de receber diversos subsídios governamentais, isso pode encorajar um bom planejamento de investimentos futuros. Se o cenário for pessimista, é importante honrar os compromissos firmados (financiamentos, pagamento de aquisições, custos com impostos e taxas) e deixar investimentos mais robustos para um período mais próspero.
Elaboração do orçamento
Após realizar as duas ações anteriores, é hora de estabelecer um orçamento. O quanto mais próximo da realidade, menores são os riscos de ele não ser cumprido. Considere despesas e investimento que deverão ser feitos no próximo ano. Impostos, taxas, multas e juros também devem ser considerados na hora de prever a conta. Uma boa alternativa é analisar os erros mais comuns cometidos no orçamento anterior e fazer correções para o próximo orçamento. Extrapolar em 5% ou 10% do valor orçado pode ser justificado, mas variações de 30%, 50% ou até 60% requer uma investigação do método utilizado no controle de gastos da empresa.
Estabelecer um planejamento
Com o orçamento definido, é hora de fazer um planejamento para cumprir os objetivos propostos, sabendo que o controle de despesas é determinante nessa etapa. Pode se fazer um planejamento estratégico, tático ou operacional, vai depender da situação atual da empresa e do que ela pretende. O importante é descrever de forma correta as metas pretendidas e estabelecer prazos que contemplem todo o fluxo operacional da empresa.
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