Falta de Planejamento – Os maiores problemas

Falta de Planejamento – Os maiores problemas

Uma das questões que cedo ou tarde pode fazer uma empresa quebrar é justamente a falta de planejamento por parte de seus gestores. É um mal que está espalhando no mundo administrativo e corporativo, mas que precisa ser combatido urgentemente.

Infelizmente quase todos aqueles que estão à frente de negócios de pequeno e médio porte não levam isso a sério, e só começam a considerar que a falta de planejamento pode ser um problema quando veem o empreendimento se tornar vítima da sua ausência.

Sendo assim, a seguir nós vamos elencar as 5 principais razões pelas quais uma empresa sofre se não tiver um planejamento claro e funcional, para que você esteja pronto para evitar esse tipo de situação na sua! Vem conferir!

5 problemas da falta de planejamento por parte de um negócio

1 – Você não vai conhecer as principais características da empresa

Se você não consegue elencar os dados obtidos a partir de determinadas ações de um negócio, que foram desenvolvidas com base em estratégias de planejamento fica muito difícil saber em que a sua empresa está indo bem ou mal e quais são seus pontos fracos ou fortes.

Quando não contamos com um planejamento estratégico em curso vemos o empreendimento “pular” etapas fundamentais do crescimento do negócio, como por exemplo…

  • A mensuração dos resultados de campanhas de marketing;
  • O acompanhamento do faturamento mensal;
  • A análise do fluxo de compras dos clientes;

Quando questões como essa não são devidamente acompanhadas não demora para que a empresa comece a apresentar problemas em alguns dos seus setores (ou em vários), e isso pode levar até mesmo a sua quebra.

2 – Você não vai investir nas áreas mais necessárias ao negócio

Se há uma total falta de planejamento por parte da empresa como saber que áreas precisam mais de investimento no negócio? Não é possível de fato ter certeza de que setor merece mais atenção, e com isso os gestores se baseiam em feeling, em achismos e acabam se perdendo.

O resultado é que áreas do empreendimento que estão deficitárias seguem assim e outras que estão mais equilibradas acabam recebendo fundos que não necessitavam de fato naquele momento, tornando as ações para desenvolvimento do negócio completamente falhas.

3 – Você vai gastar mais no negócio do que de fato precisa

Quando há falta de planejamento ocorre o gasto desnecessário. Sem pesquisa prévia e estudo contínuo sobre o que de fato a sua empresa precisa você vai investir de forma equivocada e nos momentos mais impróprios.

Um exemplo: se você acreditar que seu empreendimento de fato precisa daqueles insumos (e acha isso porque não fez uma análise prévia) você vai comprar de qualquer fornecedor, inclusive daquele que sempre pede mais que a concorrência.

Com isso você vai fazer com que seus preços subam, afetando o seu consumidor final, o que nunca é inteligente. Com o planejamento estratégico isso não aconteceria!

4 – Você verá sua empresa muito mais propensa às crises econômicas

Quando você não se planeja corretamente não tem ideia de quais são os números reais do seu negócio, e nem pode ter noção de que oportunidades ele pode abraçar e de que tendências do mercado pode seguir.

Com isso a crise econômica pode vir em um piscar de olhos, e o pior é que você não terá subsídios para prevê-la e evitar os seus perigos na sobrevivência da sua empresa.

5 – Você não conseguirá fazer com que seu negócio cresça

Um negócio que não vende é certamente um negócio que não cresce. Não é possível desenvolver a sua empresa se ela de fato não tem vendas constantes, independentemente do que ela ofereça ao mercado.

A questão é que para vender mais o negócio precisa conquistar mais clientes, e se não há um planejamento estratégico sendo desenvolvido fica muito difícil cooptar esse público que espera por referências.

Além disso, se a sua empresa não conta com um preparo e uma análise constante a tendência é que você acabe perdendo os clientes que já tem, porque não conseguirá, entre outros problemas…

  • Evitar atrasos nas entregas;
  • Impedir que os pedidos estejam errados;
  • Afastar uma má experiência por parte do consumidor;
  • Manter um pós-venda de fato eficiente;
  • Fidelizar aqueles consumidores que já experimentaram seu produto ou serviço;

Ou seja: sem um estudo seguido de tudo que a empresa faz e sobre como ela caminha dentro do mercado fica muito complicado desenvolver estratégias específicas que vão manter os clientes conquistados e trazer novos para você e a sua empresa. É um caminho péssimo para o negócio, que tende a se perder.

Sendo assim, não deixe que a falta de planejamento faça com que a sua empresa aos poucos encontre a ruína. Se esforce para que ela siga sempre acompanhada e continue no mercado seguindo planificações específicas, porque assim o crescimento e o sucesso são mais prováveis!

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