Fechamento do caixa – Evite Erros

Fechamento do caixa – Evite Erros

Realizar o fechamento do caixa das empresas não é uma tarefa fácil e pode deixar muitos operadores de caixa de cabelo em pé, os erros podem ser inúmeros, como por exemplo:

– Contagem inicial; – Suprimento;
– Sangria; – Fechamento do caixa ou até mesmo TROCO ERRADO.

Isso se multiplica de acordo com o número de caixas e volume de vendas.
Pensem então se você for o proprietário!

Se cada operador de caixa precisa tomar conta somente do que ocorre no SEU caixa e isso já lhe dá um trabalho, podemos imaginar como não fica a cabeça do gerente (quando se tem um) ou mesmo do proprietário da empresa para fazer isso sendo que nem lá eles estavam para saberem o que pode ter causado o problema.

Você que é proprietário, costuma olhar para estes números?

Sabe quanto sua empresa tem perdido e analisa com frequência os fechamentos de caixa?
Após trabalhar por anos no caixa e outros anos com automação comercial, sugiro sempre aos nossos clientes algumas mudanças SIMPLES que podem ajudar muito a eliminar estes problema e por consequência evitar erros no fechamento do caixa.

1 – Organização da gaveta

Oriente seus operadores de caixa a não deixar notas e moedas de valores diferentes misturados no seu caixa, isso evita o troco errado.

2 – Volume de dinheiro

Não deixar um volume grande de dinheiro no caixa além de evitar perdas com roubos também é ideal para que o operador não se confunda com a quantidade de cédulas que precisa entregar ao cliente como troco.

3 – Atenção na forma de pagamento registrada

Alguns fechamentos de caixa que acompanhei para encontrar erro, constatei este problema, o operador faz uma venda e finaliza como pagamento em cartão, mas na verdade a mesma ocorreu em dinheiro.

4 – Retirada não contabilizada

Todo valor por menor que seja precisa ser contabilizado no sistema, caso contrário ele não saberá que aquele valor não está mais no caixa.

5 – Contagem criteriosa do fechamento do caixa

Erros que também são difíceis de descobrir ocorrem nestes momentos, abertura do caixa (por precisar abrir o caixa rapidamente), sangria ou suprimento (por serem realizados enquanto o caixa ainda se encontra em funcionamento), fechamento do caixa que algumas vezes são feitos mais rápida do que a abertura (devido ao cansaço e a vontade ir embora). O melhor mesmo é usar um bom sistema de gestão isso facilita muito 😉

Estes foram alguns problemas que ocorrem no fechamento dos caixas.

Gostou? Se precisar de ajuda conte conosco.

Comente: