Fluxo de Caixa – O que é e como implantar!

Fluxo de Caixa – O que é e como implantar!

O que é fluxo de caixa

Fluxo de caixa é um tipo de controle da movimentação financeira de um determinado período de tempo, considerando entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados. Ele pode ter uma visão diária, semanal ou mensal. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário consegue elaborar uma plano de negócios, calcular a rentabilidade, lucratividade e ponto de equilíbrio. Podendo também verificar a saúde financeira do negócio e com isso analisar se pode inclusive investir em estoque ou aguardar um pouco.

Organização das informações

Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Então você precisa lançar todas as receitas e despesas para ter essas informações muito bem separadas, para isso você também pode usar um plano de contas para aumentar mais ainda a qualidade das informações.

Então o seu contas a pagar e a receber devem estar alinhados.

Como funciona o fluxo de caixa?

É um relatório muito importante para a sua empresa, ele consiste em preencher com dados financeiros da empresa período. O fluxo de caixa consiste em 5 partes básicas.

1 – Saldo Inicial – Dinheiro que está disponivel no caixa e nas contas bancárias
2 – Entradas de caixa – São vendas a vista e outros recebimentos do dia
3 – Saidas de caixa – São os pagamentos feitos no dia
4 – Saldo operacional – É o resultado das entradas menos saídas
5 – Saldo Final de caixa – É a soma do Saldo inicial com o Saldo Operacional.

Para que serve o fluxo de caixa?

Ele é vital para o empresário poder tomar algumas decisões sobre sua empresa, e permite controlar melhor o dinheiro da empresa. Com o fluxo de caixa você consegue saber:

1 – Vai faltar ou sobrar dinheiro ?
2 – Posso dar mais prazo aos clientes ?
3 – Preciso melhorar meu prazo com meus fornecedores ?
4 – Preciso pegar dinheiro emprestado ?

Como implantar um fluxo de caixa (simples)

Lance todas as contas a pagar no “contas a pagar” e todas as contas a receber no “contas a receber” isso claro são os compromissos já assumidos, lembre-se que das vendas a prazo é necessário descontar a taxa do cartão de crédito se foi débito ou se foi crédito as taxas são diferentes, então você deve lançar os valores Líquidos.

Estime as despesas ainda não lançadas, impostos, folha de pagamento, contas de água, Luz, contador e etc. Tente colocar o mais próximo dos devidos vencimentos para que assim você consiga ter um cenário real.

Coloque nas vendas à vista a base média diaria das vendas realizadas. Considere também as oscilações ou seja movimento mais forte ou mais fraco. Seja conservador nestas estimativas que serão muito facilitadas se tiver um controle diário.

Recebimentos: Vendas a vista, a prazo, cheques (pré-datados), Boletos bancários, Cartões Crédito ou Débito, rendimento de aplicações e etc.

Pagamentos: Fornecedores, despesas bancárias e financeiras, contadores, prestadores de serviço terceirizados, telefonia, luz, água, aluguel, folha de pagamentos e encargos sociais, impostos e etc. (muita conta pra pagar)

Feito isso o saldo final do fechamento do fluxo de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis em determinada data. Finalmente é mais ou menos assim:

1 – Registre diariamente as entradas e saídas
2 – Projete os pagamentos e recebimentos futuros
3 – Analise todo o dia o saldo e em periodos futuros
4 – Se negativa, tome uma decisão sobre necessidade de capital de giro.
5 – Se positivo (EBA), tome uma decisão sobre investimentos.

Dificuldades em fazer o fluxo de caixa

Sempre no inicio de qualquer tarefa surgem dificuldades. Porém com o passar dos dias e quando colocar todas as anotações em dia o fluxo de caixa irá ficar mais fácil e você terá maior fluidez das informações.
Elaborar um fluxo de caixa manual é mais trabalhoso porém ele pode ser feito em Excel, ou no Google Docs.

Nós recomendamos um sistema de gestão.

Analisando seu fluxo de caixa.

Saldos negativos devem ser analisados, a maior providência é descobrir as causas, que podem ser atraso de recebimentos, ou até mesmo vender com o prazo maior que compra e para corrigir isso é necessário um capital de giro.

Saldos diários elevados, sugerem a necessidade de uma melhor organização financeira ou uma oportunidade de aplicação que podem render juros ou melhores condições de pagamento junto a fornecedores (Desconto na compra a vista), além disso para sua empresa ser saudável é preciso controlar o fluxo de caixa.

Importante – Conclusão

O Fluxo de caixa é um importante instrumento de controle de todo o dinheiro que entra e sai do caixa, por regra o caixa de toda empresa tem a mesma linha de funcionamento é dinheiro que entra (receitas) e é dinheiro que sai (despesas). Tudo isso ocorre em prazos diferentes e de várias maneiras o que deixa muitos empresários perdidos.

Então se você não faz ainda o fluxo de caixa em sua empresa, recomendamos que comece hoje a fazer e se precisar de um sistema que faça isso para você pode contar com a nossa solução. E se você quiser fazer seu fluxo de caixa usando uma planilha, o Sebrae disponibiliza uma gratuitamente.

 

Comente: