A gestão financeira: 5 erros que sua empresa não pode cometer
A gestão financeira do seu negócio é uma importante etapa pela qual a sua empresa precisa passar. Afinal, é lá que reside a parte mais importante do seu negócio: os lucros.
Assim, não se surpreenda se alguns problemas surgirem no seu negócio e o foco deles for uma má gestão financeira. Afinal, é muito comum que esse tipo de erro ocorra.
Por isso, é importante que você saiba que erros não deve cometer na hora de começar o seu negócio e fazer a gestão financeira necessária ao seu negócio.
Pensando nisso separamos aqui 5 dos erros mais comuns cometidos para que você não precise repeti-los – ou evitá-los. Por isso, se você quer saber que erros são esses, continue a ler este artigo. Vamos nessa?
1. Não manter a disciplina no controle de sua gestão financeira
Talvez o erro mais recorrente dos empreendedores de primeira viagem – e até mesmo de experientes –, muitos começam a ter esse controle, mas, o tempo e outros fatores fazem com que eles percam esse controle.
O resultado disso: contas que acumulam, planilhas desatualizadas, orçamentos ignorados e assim cria-se uma bola de neve.
A saúde financeira de sua empresa, perde-se e com isso vêm os prejuízos – e até mesmo o consequente fechamento de portas.
Uma dica é separar uma parte do seu dia para cuidar desses aspectos gerenciais.
Dessa maneira, aos poucos, você encontrará um ritmo adequado e terá os números sempre à sua mão.
2. Perder o controle do fluxo de caixa
A gestão financeira está intimamente ligada ao fluxo de caixa.
E quando falamos do fluxo de caixa isso quer dizer muito mais que acompanhar extratos bancários e atualizar planilhas com valores atrasados.
O fluxo de caixa, mais que servir como base para o que já passou, serve como planejamento do futuro.
É preciso conhecer as despesas que ainda estão por vir.
Deixe registrado, principalmente aquelas que você não pode deixar de pagar de jeito nenhum.
Com esse tipo e visualização você poderá saber quando antecipar um recebimento e evitar o pagamento de contas com multas e juros.
3. Ignorar gastos ocultos e pequenas despesas.
Outro erro bastante comum de empresários é ser pego de surpresa quando tem a necessidade de um dinheiro extra para sanar gastos ocultos.
Obviamente, existem gastos que não se podem prever, mas para alguns é possível se precaver.
Uma reserva mensal para o pagamento de 13º e férias de colaboradores deve sempre estar em seu radar. Assim como rescisões trabalhistas, que são, em geral imprevisíveis.
Os pequenos gastos e despesas em dinheiro que são ignorados também são grandes inimigos da gestão financeira. Afinal, eles têm o poder de comprometer a saúde de sua empresa ao longo do ano.
4. Desconhecer o preço de seus produtos
É preciso saber o quanto cobrar pelo valor de seus produtos e serviços. Calculá-los pode dar um certo trabalho, mas evitarão que você tenha percas futuras.
Assim, evite, por exemplo, basear os seus valores comparando com os seus concorrentes.
Conhecer o valor do que você vende pode ser o rumo certo para tomar ações que melhorarão a produtividade. Assim como buscar novos fornecedores é outro ponto que pode ser observado.
5. Não medir o desempenho de sua empresa da maneira correta
É preciso saber o quanto de lucro (ou prejuízo) o seu negócio lhe oferece.
Mesmo com o registro dos gastos e ganhos, se você não reserva um tempo para a análise dessas informações pode ser que você não saiba exatamente essa informação.
Assim, a sua gestão financeira deve considerar ações de controle, planejamento e análise das atividades financeiras da empresa. Por isso, fique atento e saiba mais sobre o seu negócio!
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Comente: