A Importância do Plano de Contas

A Importância do Plano de Contas

Plano de Contas

O sucesso de uma empresa passa fundamentalmente pelo planejamento e organização que se tem sobre ela. Logo ter um preciso controle do plano de contas pode ser a chave de sucesso para que a empresa se planeje melhor e obtenha uma estrutura confiável para novos e melhores investimentos.

Para que as finanças estejam organizadas e bem claras aos olhos de quem gerencia nada melhor que um plano de contas, assim se obtêm uma base que controla todo o setor financeiro e impõe regras que favorecem o crescimento da empresa.

Devido a sua sumária importância decidimos então detalhar como um plano de contas pode estruturar o controle financeiro de uma empresa ajudando o administrador a ter maior controle sobre sua empresa traçando aquilo que é necessário para o sucesso tanto da marca quanto o lucro ao final do mês.

Para começar o plano de contas deve retratar a realidade da empresa.para isso ele deve seguir aquilo que a empresa realmente vive no seu dia a dia. Portanto nada de fantasiar a realidade da empresa. O ideal é que o plano seja fiel aquilo que a empresa passa no dia a dia seja o momento bom ou ruim, afinal o plano é estruturar a mesma.Plano_de_contas

É preciso também que as ideias contidas no plano de contas sejam de fácil compreensão e leitura para que a interpretação de dados não fique comprometida e nem mesmo a empresa se comprometa por uma falha nesse plano.

Por isso o plano de contas não deve ser copiado de outra empresa ou seguir um modelo idêntico, mas sim ser personalizado a estrutura da empresa para qual ele se destina.

A criação do plano de contas passa muito pelos funcionários, por isso o processo de elaboração deve conter dicas e ideias deles, afinal são eles que estão vivenciando a rotina da empresa, exercitando os procedimentos internos e poderão indicar o que está dentro e fora do contexto desse plano de contas, além de incentivar a funcionários fora do setor financeiro a participar da elaboração do plano.

Com o plano de contas em ação e pronto para uso fica mais prática a visualização da realidade da empresa com seus pontos fortes e fracos. Assim há também uma facilidade maior de se detectar onde realizar investimentos, onde cortar gastos ou seja um controle maior sobre a gestão da empresa sem que o administrador perca o controle da situação.

Vale a lembrança que o descontrole financeiro é um dos grandes males das empresas e responsável pela grande maioria dos fechamentos das mesmas num curto prazo.

Com o plano de contas posto em prática a tomada de decisões sobre o futuro da empresa se torna mais ágil, mais prático e efetivo alçando a empresa a investimentos mais precisos e consequentemente o sucesso.

E nesse ponto que a RTEK entra em ação ao lhe apresentar o Uniplus, um software de gestão completo integrado ao financeiro que conta com contas a pagar e a receber, orçamentos, pedidos de venda, Sintegra,Sped e geração de boletos bancários.

Com tudo isso a prática do plano de contas em parceria com a RTEK e o Uniplus vai facilitar a sua vida e a vida da sua empresa.

Agende logo a sua visita e conheça o Uniplus em: www.rtek.com.br

Comente: