Redução das Vendas

Redução das Vendas

Uma empresa que encara uma redução das vendas pode estar em sério risco, e se ainda não se encontra em uma situação complicada ela pode acabar se consumando, mais cedo ou mais tarde.

É preciso, portanto, que os gestores do negócio se mostrem bastante conscientes sobre suas atividades e atitudes, para que o pior não acabe acontecendo com aquilo que tem de mais caro.

Sendo assim, a seguir nós vamos te dar 5 dicas muito interessantes para que a redução das vendas não seja um panorama que seu negócio corre o risco de enfrentar. Acredite, vai valer a pena!

5 dicas interessantes de como evitar a redução das vendas

1 – Tenha um relacionamento mais estreito com o seu cliente

Para que você não tenha que encarar uma redução das vendas no seu negócio é fundamental que esteja sempre em contato com o seu cliente, e felizmente existem muitas foras de fazer isso.

Uma delas é buscando-o em datas especiais, mas não apenas nas conhecidas pelo comércio, como também em momentos bacanas para ele ao longo do ano, como por exemplo o seu aniversário.

Outro ponto em que você pode empreender é na comunicação direta, que pode não ter a ver com a oferta de descontos e promoções em datas especiais, mas pode lembrá-lo sempre da existência da sua marca. Uma possibilidade é ter um blog que fale da sua área de atuação e que sempre o informe a respeito de novidades no setor!

2 – Planeje-se de forma antecipada

Essa dica vale tanto para os momentos em que mais se vende no ano (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, etc.) como vale também para os meses de baixa, em que esse tipo de planejamento se torna ainda mais necessário.

Se você tiver um estudo cuidadoso sobre como as suas vendas acontecem, que produtos saem mais ou menos em determinadas épocas e quais são mais procurados ou menos desejados vai ser muito mais provável que consiga determinar o que precisa estar ou não no estoque, como se livrar e capitalizar em cima do que está parado e o que de fato precisa ser comprado pela saída!

Esse tipo de conclusão só poderá ser feita se você analisar os resultados da sua empresa mês a mês, ano a ano, com muito capricho e muita atenção! Sendo assim, se esforce para manter esse planejamento como regra e não como exceção!

3 – Esforce-se para conquistar novos clientes

A possibilidade de conquistar novos clientes está sempre aberta, mas é necessário que você empreenda esforços contínuos para que consiga de fato ter mais peças do seu público alvo consumindo o que você oferece. Entre as suas opções de ação podemos citar…

  • Os ganhos por parte de um cliente já fidelizado na indicação de um cliente novo, como por exemplo com a conquista de brindes e de descontos;
  • A propaganda em novas áreas do seu mercado, para que mais gente que pode se interessar pelo que você oferece de fato te conheça;
  • A extensão da sua influência, a partir de meios em que você continuamente apresenta as suas ideias a respeito do seu mercado de atuação;

Obviamente existem outras maneiras de você conquistar esses novos clientes e assim não encarar uma redução das vendas no seu negócio, mas isso vai exigir criatividade e contínuo trabalho da sua parte!

4 – Tenha seu processo de vendas sempre muito bem revisado

Uma coisa que muitos gestores de negócios não se dão conta é que o seu processo de vendas precisa estar totalmente alinhado com os hábitos apresentados pelos seus clientes. Se não for desse modo fica muito difícil garantir que a empresa vai de fato conseguir vender sempre da mesma forma e nas mesmas escalas, e isso pode acabar gerando problemas em termos de lucratividade.

Para ter uma noção real sobre esse alinhamento é importante que você avalie os costumes do seu público alvo e veja se eles se encaixam com a forma como você organiza as suas vendas. A ideia é que esses pontos coincidam sempre, porque isso fará que você lucre cada vez mais.

5 – Entenda que os clientes têm seu próprio tempo

Muitos vendedores são muito apressados e querem porque querem que o cliente consuma para já o que eles estão oferecendo, porque precisam bater metas, porque a empresa está no vermelho, porque estão ansiosos e temerosos, porque ansiam pela alegria de fechar um negócio, etc.

Seja como for, é muito importante que você se lembre que quem determina o tempo de uma negociação é o cliente e não você. Tentar apressar o processo vai causar má impressão e vai afastá-lo!

Como você pode ver existem muitas formas eficazes para que você consiga evitar a redução das vendas no seu negócio. Coloque-as em prática e veja a sua empresa crescer cada vez mais a cada dia!

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