TEF Ou POS eis a questão!

TEF Ou POS eis a questão!

TEF ou POS qual melhor para minha empresa?

Vamos falar um pouco sobre TEF e POS, pois a realidade é os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento que mais crescem no comércio. Nos últimos 5 anos o crescimento foi de 94,9% e hoje quase todos os estabelecimentos estão aceitando esse meio de pagamento.

Existem hoje duas formas de uma empresa implantar o aceite de cartões e fazer a comunicação com as administradoras. A mais comum entre os pequenos e médios comerciantes é o uso POS (Point of Sales), aparelhos emprestados pelas administradoras de cartão, cada um com uma bandeira que conectados ao uma linha telefônica fazem a comunicação e finalizam a transação financeira, esses equipamentos podem ser ligados também a uma rede 3G (Celular) ou através da banda larga (Internet). Porém o uso da linha telefônica tem saído de cena uma vez que a operação pode demorar em torno de 1 minuto e gerar longas filas no caixa. Temos a outra forma que é o uso do TEF (Transferência eletrônica de fundos) e com ele é integrado todas as bandeiras de cartões para efetuar as transações.

Temos duas opções de TEF no mercado, que são TEF Discado e TEF Dedicado, irei falar um pouco sobre as duas abaixo:

tef_discado

Esquema Tef Discado

TEF Discado
O TEF discado é composto de um software instalado em um computador conectado à linha telefônica normal.
Este tipo de estrutura é muito utilizada em estabelecimentos pequenos que não precisam de muitos caixas, pois uma linha telefônica não suporta duas discagens ao mesmo tempo e manter mais de um ponto de venda nesse caso pode não ser vantajoso por causa do valor do aluguel da máquina e tenha em mente que a cada transação com cartão feita, ao menos um pulso telefônico é utilizado. A conta de telefone pode ficar cara dependendo do movimento no estabelecimento.

 

TEF Dedicado

Esquema TEF Dedicado

Esquema TEF Dedicado

Como o nome já diz, é obrigatório a obtenção de algum tipo de meio de conexão dedicado para tal.
Devido a esta condição, é possível instalar um centralizador ou servidor TEF no estabelecimento e diversos caixas conectados a este servidor.
Como o servidor terá uma meio de conexão dedicado (podendo ser uma linha X.25 ou uma VPN pela internet), temos a vantagem de não ter que pagar pulso de linha telefônica ou gastar créditos de um chip de celular a cada transação e ter uma conexão mais confiável.

E o que é POS (Point of Sales) ?pos

O POS nada mais é um equipamento conectado à uma linha telefônica (discado), ou utiliza uma placa de celular (móvel) para se conectar à internet e transmitir os dados da venda e do cartão direto para o autorizador, junto com a senha digitada. Ele tem uma telinha de LCD para ver o que se passa no momento das transações e teclado para digitação de senha e configuração do aparelho. Quando a uma venda é concluída no POS, o autorizador envia pela rede uma imagem de cupom (comprovante da venda) ao equipamento e uma impressora térmica minúscula inclusa no equipamento imprime aqueles cupons azuis, rosas e amarelos que mostram o “cupom TEF” ou relatório da venda com cartão, contendo o valor da venda, alguns dados do cartão, horário e nome do estabelecimento.
Alguns tipos de POS ainda podem ter um firmware que se comunicam com um servidor TEF, fazendo com que o POS aproveite também a estrutura de TEF dedicado.

TEF VS POS (Vantagens e Desvantagens)

Vantagem POS:
O POS tem preço atrativo (mensalidade em torno de R$80,00), caso o estabelecimento consiga trabalhar apenas com uma maquininha. É fácil de usar, já que o sistema é bastante intuitivo, e a mobilidade é um grande diferencial, que permite ser enviada até a casa do cliente, para quem trabalha com delivery.

Desvantagem POS:
O POS é mono-adquirente, ou seja, só funciona conectado a uma única rede adquirente. Não captura diversas bandeiras regionais, o que obriga o varejista a contratar um POS específico para cada rede. Isso dificulta a conferência das vendas, pois requer que o varejista guarde os recibos comprovantes das transações para somá-los ao final do dia. Isso pode ser um grande problema caso o volume de vendas no cartão seja muito alto.

Vantagem TEF:
Investimento mais econômico para o estabelecimento que utiliza várias maquinetas POS (a mensalidade do TEF para um caixa gira em torno de R$ 180), por aceitar uma grande diversidade de bandeiras, ou até para varejistas que contam com vários caixas. Facilita a conciliação de vendas e não requer que o varejista guarde recibos comprovantes de cada transação.

Desvantagem TEF:
Não permite mobilidade para aceitação de cartões e exige uma conexão de Internet para funcionar. Geralmente requer a contratação de vários fornecedores (software de TEF, pinpad, assistência técnica), mas há empresas que fornecem a solução de forma integrada.

O uso do TEF dedicado é recomendado para empresas que possuem mais de três caixas, onde o uso de diversos TEFs discados, sendo um por caixa, supera o custo do sistema de banda larga. Muitas empresas centralizam os aparelhos em um local separado, gerando desconforto ao cliente ao precisar se deslocar para efetuar a transação.

Assim, para o pequeno comerciante que ainda esta pensando em automatizar o negócio continuar com o POS é o ideal, porem para os comércios maiores e já automatizados o ideal é se regularizar e possui o TEF ativo na loja, para melhorar e agilizar seu serviço.
Perguntas e respostas sobre TEF:

Tenho impressora fiscal, mas não trabalho com cartão de crédito. Sou obrigado a usar TEF?
Se você não trabalhar com cartão de crédito em seu estabelecimento, não existe a necessidade de utilizar TEF.

Vou passar a utilizar PINPAD, o que devo fazer com os equipamentos de POS que tenho na empresa?
Entre em contato com as administradoras, elas são as proprietárias dos mesmos e irão lhe informar como proceder a devolução.
Para qualquer solução a Rtek tem a melhor opção e o melhor software para sua empresa, agende sua visita e conheça um pouco sobre o que podemos fazer por você.

Comente: