Você já definiu o modelo de negócio da sua empresa? Veja como construir

Você já definiu o modelo de negócio da sua empresa? Veja como construir

O modelo de negócio nem sempre recebe a prioridade que merece durante a criação de uma pequena empresa. No entanto, construir um modelo de negócios deve ser uma das prioridades de qualquer empresa.

É através do modelo de negócios que tudo da empresa é documentado, que o negócio toma forma, de fato. O modelo de negócios organiza a empresa. Se você ainda não construiu o seu e percebe que precisa de algumas orientações, observe as nossas ideias.

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócios é um documento onde estão organizadas todas as informações da empresa, as principais ações, pontos fracos e pontos fortes, objetivos, estratégias e metas a curto e longo prazo.

É o modelo de negócios que transforma, inicialmente, o seu sonho em realidade. Mas, não se engane. Modelo de negócios é diferente de plano de negócios. O modelo é anterior ao plano.

De uma forma prática e didática, o plano de negócios diz o que você deve fazer. Já o modelo lhe diz como fazer. Os dois são igualmente importantes e nenhum deles deve ser descartado.

Como construir um modelo de negócios para a sua empresa

Existe um modelo de negócios tradicional pelo qual quase todas as empresas se baseiam para construir o seu. A fama se deve à eficiência e praticidade. É o modelo Canvas também conhecido pela sigla BMC – Business Model Canvas.

O modelo Canvas se divide em 9 dimensões. Conheça cada uma delas a seguir:

  1. Para quem

Este primeiro quesito diz respeito ao público alvo e tem a ver com a segmentação de mercado. Nada mais é do que descobrir as necessidades do cliente e atender a estas tais demandas.

  1. O quê

Aqui deve constar o objetivo da sua empresa e se este tal motivo está alinhado ao que o seu público está precisando.

  1. Para quem

Neste quadrante está em jogo a forma como você vai atingir o seu público consumidor, como o seu produto vai chegar a estas pessoas. Aqui você deve verificar o marketing, logística, custo benefício e tudo mais.

  1. Relacionamento com o cliente

Aqui entra a questão do feedback, ou seja, aquele retorno que você deve dar ao seu cliente logo depois do processo de compra do seu produto. Este relacionamento pós venda estreita laços e fortalece a fidelidade do seu cliente.

  1. Receita

Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto? O que ele está pagando diz respeito apenas ao valor técnico ou tem a algo mais envolvido? Preço e valor são diferentes. E você deve descobrir o que existe no seu produto que pode valer mais do que o que você cobraria naturalmente.

  1. Recursos chave

Neste item você deve listar tudo que pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio como os recursos humanos e físicos, ativos financeiros etc. O objetivo aqui é descobrir como o seu negócio vai engrenar.

  1. Atividades chave

É a atividade principal da sua empresa, é o que ela vai fazer para lhe garantir retorno financeiro. Você vai trabalhar com vendas, gestão de pessoas, produção de conteúdo etc..

  1. Parceiros

Os parceiros são aquelas pessoas, ou empresas, que irão lhe ajudar a desenvolver o seu negócio. Eles são sempre muito bem vindos e também necessários. É difícil começar e permanecer em um negócio sozinho. Portanto, procure se cercar do que for útil e rentável para você.

  1. Custos

Aqui você deve listar todos os custos existentes na criação do seu negócio. Não faça distinção. Os custos devem ser os variáveis e os fixos, além das comissões, pagamentos, recursos humanos e financeiros etc.

Depois de que fizer o seu modelo de negócio você deverá passar para o plano de negócios. Mas, um não exclui o outro. Se ainda não tem este documento em mãos, não perca mais tempo. O modelo de negócios é essencial para o sucesso da sua empresa.

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