Como as empresas devem utilizar os aplicativos para fidelização do cliente

Como as empresas devem utilizar os aplicativos para fidelização do cliente

A fidelização do cliente é uma parte fundamental do processo de venda e pós-venda e tem uma grande participação no crescimento de empresas. Por essa razão, encontrar maneiras de fidelizar clientes é fundamental.

Isso porque, manter clientes é uma tarefa tão difícil e importante quanto encontrar novos clientes. Além de ser um trabalho que requer um direcionamento especial.

E com cada vez mais empresas se dando conta da importância desse tipo de serviço cresceram também o número de aplicativos para fidelização do cliente. Mas a grande questão é: como as empresas devem utilizá-los?

Para responder este e outros questionamentos acerca do funcionamento e uso desses aplicativos, recomendamos a leitura deste artigo. Iremos mostrar para você a maneira correta de utilizá-lo e aumentar os resultados do seu negócio. Vamos nessa?

A importância de aplicativos para fidelização do cliente

Como comentamos brevemente acima, a fidelização do cliente é um processo que demanda tanta importância quanto a prospecção de novos clientes. Por essa razão é que existem aplicativos voltados a este fim.

Apesar da presença online ser fundamental, apenas ela não é capaz de sustentar a relação entre empresa e cliente.

Além disso, influi sobre este assunto o fato de que essa relação ganhou outros contornos. Principalmente com o avanço da tecnologia e do aumento do poder de decisão dos compradores.

Influi diretamente também o fato de que o acesso à internet é cada vez mais possível para a população. Basta pensar na quantidade de pessoas que possuem smartphones.

Pensando nisso, é possível estabelecer também que as empresas podem se aproveitar deste fato para expandir essa relação.

Ter um aplicativo próprio da sua empresa irá ajudar você como mostraremos a seguir.

Aplicativo como cupom de fidelidade

É possível utilizar o seu aplicativo como cupom de fidelidade, pontuando o consumo de cada um de seus clientes já existentes.

Ao atingir determinada pontuação o usuário pode ganhar recompensas, que podem variar de acordo com a funcionalidade do seu negócio.

Com os cupons online, os antigos carimbos e selos, ganham uma nova roupagem, mas com os mesmos benefícios.

Cafeterias, restaurante e lanchonetes já se utilizam desse tipo de estratégia para fidelização do cliente.

Além disso, você pode notificá-lo sempre que o período de validade do cupom estiver se esgotando. Ou ainda quando faltar apenas mais um selo para que ele ganhe a recompensa.

À medida que o aplicativo é baixado, maior é a relação estabelecida com o seu cliente. Consequentemente, maior será o envolvimento dele com a sua marca.

Utilize notificações Push

Notificações push são aquelas que os aplicativos sempre enviam para você quando há algo de novo acontecendo.

Elas são importantes por aumentarem o uso dos usuários do aplicativo e, assim, também, a relação com a sua empresa.

É possível notificá-lo quando houver uma promoção, assim como, para clientes mais engajados, enviar promoções exclusivas.

Em datas comemorativas é possível também enviar promoções. Descontos surpresa ou, até mesmo, fechar parcerias com outras empresas e assim oferecer mais benefícios ao usuário do aplicativo.

Utilize os dados de seus clientes ao seu favor

Através dos dados fornecidos pelo aplicativo você fica sabendo, por exemplo, quanto tempo os usuários ficam online nele. Assim como saberá mais facilmente que produto é mais visado por eles.

Aproveitar-se do desejo por determinado produto (que ainda não foi comprado) para oferecê-lo em conjunto com outro. Configurando, assim, uma oferta exclusiva.

Através disso, é possível montar até mesmo estratégias de marketing que utilizem as redes sociais.

Por isso, se você quer ter a fidelização do cliente, faça o teste e utilize aplicativos voltados a este fim. Aproveite as vantagens para a sua empresa e fidelize ainda mais seus clientes

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e o seu negócio e até a próxima!

Comente: