Cadastro de clientes, por que ter um ?

Cadastro de clientes, por que ter um ?

Você sabe de fato o principal motivo do por que ter um cadastro de clientes? Pois saiba que essa é uma estratégia fundamental para o bom desempenho de qualquer negócio!

Muitos gestores e proprietários de empresas geralmente acabam não dando o real valor que esses formulários podem representar para o seu crescimento, bem como para a conquista de bons resultados.

Trata-se de uma estratégia fundamental e que deveria ser sempre usada de maneira assertiva. Isso porque manter um bom relacionamento com os clientes contribui para um controle muito mais inteligente e até pode ser considerado uma excelente porta de entrada para acarretar novas (e boas) vendas, novos negócios, oportunidades, e claro, maiores lucratividades.

Se você tem dúvidas sobre o por que ter um cadastro de clientes e como tornar isso possível na sua empresa é importante considerar alguns fundamentos e ações simples e básicas! Que poderão lhe agregar um grande diferencial!

Se você se interessou por esse assunto e tem o objetivo de saber mais sobre as possibilidades envolvidas, continue lendo o conteúdo desse artigo!

Por que ter um cadastro de clientes? Saiba como ter um cadastro na sua empresa!

Quem está iniciando a empreitada de fazer um cadastro de clientes na sua empresa precisa ter em mente um fator importante: esquecer totalmente aquelas famosos formulários enormes!

A maneira mais eficiente ter um cadastro de clientes é começar sempre pelos dados considerados principais para o preenchimento dos seus clientes, como por exemplo:

  • Nome

  • E-mail

  • Telefone

  • Endereço

  • Data de nascimento

Em grande parte dos casos nem mesmo o tópico de “endereço” é necessário tendo o e-mail e o telefone do cliente já será possível manter uma boa comunicação e ainda mantê-lo sempre por dentro das eventuais novidades da sua empresa, inclusive poderá usar até uma boa ferramenta de email que é o mailchimp, com planos gratuitos ou pagos.

Formulários que são considerados muito grandes e extensos podem representar uma maior dificuldade no processo de preenchimento, bem como acabar tirando a paciência dos clientes.

Por isso, procure sempre somente solicitar informações que sejam de fato importantes para estabelecer um contato inicial.

Avise seus clientes sobre essa importante novidade na sua empresa!

Com essas informações você conseguirá manter seus clientes sempre muito bem informados sobre tudo o que acontece na sua empresa e que você julgue essencial compartilhar!

Isso lhe possibilitará obter feedbacks sobre os produtos ou serviços que você está ofertando e até mesmo entender quais são os perfis dos seus clientes mais assíduos.

É interessante salientar que existem clientes que realizam compras mais frequentemente do que outros, podendo ser compras em pequenas ou até grandes quantidades! Porém, sempre há um consumidor que compra muito raramente ou simplesmente ameaça fechar negócio e no fim das contas desiste!

Independente do perfil do cliente em questão, é fundamental que você dedique o mesmo grau de energia para ambos!

O principal motivo sobre por que ter um cadastro de clientes é manter seus clientes sempre bem informados! Procure enviar e-mails que sejam realmente informativos e estabeleça intervalos estrategicamente pensados para esses disparos.

Outra atitude interessante é aproveitar datas importantes para contatar esses clientes.

Pode até mesmo parecer algo mínimo ou até mesmo sem grande importância, mas fazer com que o cliente perceba que foi lembrado em um momento marcante como no seu aniversário, natal, entre outras datas, pode gerar um vinculo de proximidade e grande satisfação.

Não somente você terá se lembrado dele como ele também, muito provavelmente, se lembrará de você quando precisar comprar algo que esteja atrelado ao seu nicho de mercado.

Aproveite para ofertar produtos complementares! Que tal?

Supondo que a sua empresa seja voltada para a comercialização de produtos focados em tecnologia, por exemplo, e recentemente você acabou fechando uma boa venda com um cliente. Será que agora esse cliente não estará precisando de um outro produto que você esteja comercializando recentemente?

Se você já tiver os dados dele, que tal estabelecer um contato para indicar esse novo produto?

O mesmo pode ser aplicado à negócios que disponibilizam algum tipo de serviço. Se uma empresa oferece treinamentos e eventos, por exemplo, uma dica é contatar esse mesmo cliente quando surgir um novo evento que seja direcionado ao nicho de atuação dessa pessoa essa informação pode ser adquirida por meio do seu cadastro!

O que não faltam são chances para que a sua empresa estabeleça uma comunicação com sua clientela! Ofertas, novidades, promoções, descontos, entre outros são oportunidades perfeitas para dar aquele “oizinho” amistoso e bem pensado!

Procure sempre manter a sua agenda de contatos bem atualizada!

Quando um cliente escolhe a sua empresa, isso quer dizer que você se revelou a opção mais adequada e qualificada para sua especifica necessidade e no momento!

Todo cliente gosta e precisa de um bom relacionamento, pois isso dá uma grande oportunidade não somente para empresa, mas também para que ele mesmo consiga ficar sempre bem informado e possa se sentir abordado de maneira qualitativa.

Por isso, é tão importante manter um bom relacionamento ligar perguntando se o serviço contratado foi de fato positivo e interessante ou até mesmo se o produto adquirido correspondeu às expectativas, entre outros pontos fará com que ele se sinta especial e importante para sua empresa e não somente mais um dos vários clientes!

Diante desses fatores, é interessante que você faça isso com uma frequência, e até mesmo certifique-se de ter uma agenda para priorizar as datas mais interessantes para realizar esse contato.

Foque essencialmente em resolver as questões e problemas que possivelmente estejam atingindo seu cliente e elimine o trivial discurso sobre como realmente tal produto é incrível, ou inovador, ou que tem excelente custo-benefício, etc.

Solução é sempre questão determinante para um contato consistente e eficiente!

Certamente por meio desse comportamento e com ações até mesmo simples, mas objetivas, você poderá agregar um grande diferencial ao seu negócio.

E toda empresa pode ter um plano de marketing, isso alavanca suas vendas e melhora a experiencia do seu cliente !

É importante ter em mente sempre que o principal motivo do por que ter um cadastro de clientes é o relacionamento! Esse será sempre o seu maior diferencial e poderá lhe fazer conquistar um grande sucesso!

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