Planilha de Controle de Estoque X Software – qual a melhor opção?
A planilha de controle de estoque é uma excelente ferramenta para manter o seu comércio, bar, lanchonete ou restaurante em dia, certo?
Ainda hoje, há quem prefira realizar o controle de estoque manualmente ou através de planilhas. Essa prática não é, necessariamente, errada, mas consome um tempo precioso e pode ocasionar erros na sua gestão.
Não é isso que você quer, certo?
Antes de se deparar com este post, você provavelmente procurava informações ou até mesmo um modelo pronto de planilha para baixar, mas se surgiu uma dúvida a respeito do assunto e você quer saber sobre as diferenças entre um programa para controle de estoque e as clássicas planilhas, esse é o momento!
Planilha de Controle de Estoque ou Software – o que é mais eficiente para a sua empresa?
A resposta curta é: softwares são mais eficientes que planilhas, e muito mais eficazes também. Mas, você não pode simplesmente pegar essa informação e comprar o primeiro programa que vê por aí. Existe muito a analisar!
Você precisa:
- De um diagnóstico preciso dos problemas do seu negócio;
- Entender as necessidades do seu restaurante, bar, lanchonete ou comércio;
- Encontrar os gaps nos processos e a causa da perda de produtividade e eficiência;
- Optar por uma empresa e um sistema que se adeque ao perfil da sua empresa;
- Ter a garantia de um suporte pré e pós-instalação completo, que nunca te deixe na mão.
Essa é a versão resumida, mas para você conseguir colocar tudo em prática, olha só as outras dicas que preparamos!
1 – A empresa e o software ideal não oferecem soluções milagrosas, mas sim a realidade
Os seus problemas sumirão do dia para a noite! Você poderá administrar o seu negócio tranquilo desde o primeiro dia!
Frases como essas parecem um pouco boas demais para serem verdade, certo? E são mesmo.
A realidade é que existe um período de treinamento e implantação, onde você e seus colaboradores precisarão se adaptar ao novo sistema e abandonarão o uso da planilha de controle de estoque e quaisquer outros meios arcaicos para administrar a empresa.
Por isso, opte por um sistema que seja franco com você. Os resultados virão, mas é preciso paciência e empenho de ambas as partes!
2 – Problemas no controle de estoque nem sempre vêm sozinhos
Se o problema da sua lanchonete, do seu bar, comércio ou restaurante é apenas o controle de estoque, pode faltar uma análise mais aprofundada da situação. O estoque está intimamente ligado aos outros setores do seu negócio.
O financeiro, o seu caixa e até mesmo a sua contabilidade dependem da precisão dos dados do seu estoque. Por isso, a empresa e o software que cuidarão do seu controle de estoque precisam oferecer funcionalidades que vão além do básico. Uma solução completa de gestão é a melhor escolha.
É isso que o Uniplus Gourmet, por exemplo, faz pelo seu negócio. Conheça mais sobre o sistema clicando aqui e confirme o que você está lendo neste post: ele realmente faz a diferença.
3 – Fuja das empresas que só cuidam de você antes da venda ser concretizada
Vender é bom, todo mundo gosta! Mas, acompanhar o cliente durante a transação e mesmo após a implantação do sistema é algo que nem todos estão dispostos a fazer.
Por isso, você precisa buscar empresas cuja responsabilidade se estende além de simplesmente “vender o peixe”. A fornecedora do software de gestão tem de oferecer um suporte completo a você e o seu negócio, para garantir que você tenha a melhor experiência possível.
Se você já está pagando por um sistema de gestão que não cumpre com o que promete ou que não atende suas necessidades e isso te faz pensar que voltar às planilhas é uma boa ideia, pare!
4 – A Rtek te ajuda a aposentar a velha planilha de controle de estoque!
Pense melhor e busque uma solução alternativa em um software de gestão que atende seu perfil. Não cabe a nós, da Rtek, dizer quais sistemas são bons ou quais não são! Porém, nós podemos ajudar você com a gestão do seu negócio.
Auxiliamos você em cada aspecto da gestão do seu bar, restaurante ou padaria. Para tal, oferecemos soluções como:
- Controle Individual de Comandas Eletrônicas;
- Controle de Estoque;
- Transferência e Conferência de Itens;
- Geração de Pagamentos;
- Gestão de Delivery;
- Controle de Produtos por Grupo;
- E muito mais!
Tudo isso se converte em tempo hábil para você focar na parte estratégica do negócio e deixar as burocracias de lado de uma vez por todas.
Esqueça a planilha de controle de estoque, o caderninho de movimentações. Tudo isso pode estar ao alcance dos seus dedos, seja na tela do seu computador, celular ou tablet. Isso é eficiência de verdade!
Poder acessar as informações mais importantes do seu negócio onde você estiver e quando você quiser, acompanhar de perto os seus resultados, as movimentações e integrar cada setor da sua empresa! Você não merece nada menos que isso.
Potencialize a gestão do seu negócio, conheça o Uniplus e dê um fim às planilhas ultrapassadas! Agende uma demonstração agora mesmo!
Comente: