Dicas para melhorar a logística do seu negócio

Dicas para melhorar a logística do seu negócio

O processo de logística é um dos mais importantes para uma empresa. Não basta seu produto ser de qualidade, pois uma falha neste processo pode atrapalhar toda a venda. Por isso, é importante saber como melhorar a logística do seu negócio.

A logística está presente em várias partes dos processos da empresa. Sem ela não há matéria prima para que o produto seja produzido e nem haverá como embalar o produto.

Ou seja, sem ela não se pode satisfazer os pedidos dos clientes e consequentemente, o negócio pode ser prejudicado. Então, se você conseguir melhorar a logística do seu negócio estará um passo a frente de seus concorrentes.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a melhor estruturar esse processo. Acompanhe!

Como melhorar a logística do seu negócio

O e-commerce está crescendo cada dia mais e com isso aumentou o transporte rodoviário de cargas, fazendo com que as empresas fiquem mais atentas quanto à agilidade de entrega.

O atraso em entregas faz com que os clientes fiquem insatisfeitos, uma vez que eles compraram o produto analisando o prazo de entrega já determinado e às vezes contaram com isso na hora de comprar.

Por isso, é necessário que você pense em métodos que poderão aumentar a eficiência do seu negócio, desenvolvendo alguma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Confira agora algumas dicas para melhorar a logística do seu negócio:

1 – Compreenda a sua oferta

Você precisa conhecer os seus produtos e saber quais deles vende mais. Assim, você poderá focar nesses produtos que tem mais rotação. Eles deverão ser armazenados em locais mais acessíveis.

Isso vai contribuir para otimização de tempo e economia de dinheiro, uma vez que eles terão maior acesso. Mas isso você só vai conseguir se tiver uma boa gestão da sua empresa e sabendo o que é mais relevante.

2 – Organização dos processos

Ter uma organização dos processos é um dos itens fundamentais para melhorar a logística do seu negócio, pois com ela você terá maior controle da produção.

Nesse processo. Quanto mais informações você tiver, mas facilmente você pode identificar um problema na cadeia de produção e focar em soluciona-lo. Por isso, mantenha um acompanhamento do inicio até o fim.

3 – Integre a equipe envolvida

Você deve integrar todas as áreas da empresa que podem estar relacionadas à logística, como o planejamento de operações e produção, finanças, custo orçamentários, fluxos de caixa e investimentos, entre outros.

Fazer o planejamento de operações alinhado com as vendas pode fornecer um ponto de equilíbrio entre a capacidade produtiva da empresa e a demanda de clientes.

4 – Melhore as previsões de demanda

Isso não é uma tarefa fácil, mas é possível. Essa é uma das formas para que você consiga melhorar a logística do seu negócio.

O melhor método para prever a demanda é olhar o histórico de vendas da empresa. Assim, você terá uma referência da quantidade de vendas de cada produto.

Veja um período ou mês específico de cada ano. Analise se nesse mesmo tempo, em todos os anos ou na maioria deles, manteve os mesmos números. Caso isso tenha acontecido, é provável que se repita no futuro.

Tendo uma previsão da demanda, você consegue organizar a logística de forma a atendê-la, sem causar qualquer transtorno.

5 – Utilize softwares de gestão

Muitos gestores reclamam da falta de tempo, pois estão ocupadas demais fazendo atividades que poderiam ser feitas de forma automatizada.

Ter um sistema de gestão pode te ajudar dessa maneira, realizando de maneira simples, fácil e rápida tarefas do dia a dia. Assim, você pode usar seu tempo para pensar em outras formas de melhorar a logística ou até mesmo outras áreas da empresa.

Além disso, existem muitas outras vantagens que um software pode oferecer como: informações mais precisas, diminuição de custos, processos estruturados, redução de perdas, redução de erros, melhora nas tomadas de decisão, maior controle dos prazos, unificação de setores, monitoramento de resultados e muitas outras coisas.

Escolher o software ideal é um dos pontos mais importantes. Cada empresa possui uma área em específica que deve ser mais bem trabalhada. E por isso, você deve escolher aquele software que atenda o que precisa.

6 – Monitore o desempenho dos fornecedores

Por último, mas não menos importante, você deve ter controle sobre o desempenho de seus parceiros de negócio, pois a falha deles pode ser suficiente para gerar uma cadeia de problemas e descontentamento dos seus clientes.

Monitores sua capacidade produtiva, sua eficiência e seus bons resultados. Assim você se resguarda de qualquer erro que possa vir a acontecer fora da organização.

Essas foram 6 maneiras para melhorar a logística do seu negócio. Seguindo nossas dicas sua empresa terá os melhores resultados.

Comente: