Valide o seu modelo de negócio

Valide o seu modelo de negócio

Valide o seu modelo de negócio

Para conseguir garantir que seu empreendimento tenho sucesso dentro do mercado de trabalho, é preciso sempre avaliar e validar o seu modelo de negócio.

Mas muita gente nem sabe o que um modelo ou plano de negócios é, e pula essa etapa considerada muitas vezes essencial para garantir uma boa rentabilidade dentro do mercado.

Caso você não tenha desenvolvido esse modelo, deverá realizar algum tipo de curso ou então contratar uma empresa que possa te ajudar a criar essa etapa.

Pensando nisso, vamos te ajudar hoje a entender sobre os modelos de negócio, e validar o seu, fazendo com que sua empresa possa crescer e ficar estável no mercado.

Entenda o que é um modelo de negócio

O Business Model Canvas – ou Canvas de Modelo de negócio – foi uma ferramenta criada em 2008 pelo Alexander Osterwalder, para conseguir estruturar toda a proposta de negócios.

Essa ferramenta tem como intuito principal descrever todo que é relevante para um determinado negócio, dentro de 9 áreas essenciais. Essas áreas são:

  1. Segmento de Clientes: Essa é a divisão dos clientes de uma empresa de acordo com algo como necessidades, características, atributos ou até mesmo outros pontos;
  2. Oferta de Valor: É como a sua empresa se diferenciará e proporcionará algo que seja único para o segmento dos clientes que foram definidos;
  3. Canais de Distribuição: É a forma como uma empresa entra em contato com esses clientes determinado, envolvendo normalmente ações de logística ou de marketing;
  4. Relacionamento: É a forma como uma empresa interage com os clientes escolhidos;
  5. Fontes de Receita: Descreve as várias formas de uma como uma empresa irá gerar a sua receita dentro da estrutura de um negócio;
  6. Recursos-Chave: São os principais recursos e ativos intelectuais, humanos ou físicos dentro de uma empresa para que ela possa funcionar;
  7. Atividades-Chave: São as ações essenciais que serão realizadas para que essa empresa possa funcionar corretamente;
  8. Parcerias: As organizações, empresas ou qualquer outro público que se interesse e que ofereçam apoio e facilitem o funcionamento do negócio;
  9. Estrutura de Custos: Irá descrever os custos de uma determinada empresa que são decorrentes dessa operação em questão.

Com esse modelo de negócio em mãos, será possível que você como gestor consiga avaliar cada um dos novos blocos descritos dentro da ferramenta, sempre investigando, questionando e propondo novas ações e inserções dentro do objetivo ideal do seu plano.

A solução terá como finalidade ajustar todas as possíveis distorções que forem encontradas dentro do seu negócio, de forma que o modelo possa estar sempre alinhado com o projeto inicial.

Aprenda a validar esse modelo

É muito importante que você como empreendedor, que possui uma iniciativa ou uma ideia de negócio, tenha todo o conhecimento necessário e entenda como é possível validar esse seu modelo de negócio.

Assim você poderá tomar decisões assertivas sobre qual deverá ser o seu próximo passo na construção de um empreendimento de sucesso dentro do mercado de trabalho.

Para começar bem, é sempre importante assumir as suas ideais de negócio, aceitando que elas são hipóteses e não fatos concretos, ainda.

Assim, como tal, elas precisam ser testadas dentro do mercado de trabalho, então tenha em mente o desapego. Vale sempre também tomar cuidado para não enviesar os resultados dos seus testes, direcionando-os para somente aquilo que você acredita ser correto.

Testar sua ideia e validar pode ser muito mais simples do que você pensa. Muitas vezes, não é nem preciso construir o seu produto para aprender diversos aspectos sobre o seu negócio.

Um questionário, um protótipo rudimentar ou até mesmo uma landing page podem economizar dinheiro e tempo, e dar resultados muito importantes.

Aqui estão as nossas dicas, para você conseguir validar seu modelo de negócio e criar um mercado mais competitivo:

  • Liste tudo aquilo que você aprender, sempre na forma de perguntas.

Dessa forma você conseguir esclarecer todas as suas dúvidas, e filtrar o que é principal e necessário e o que pode ser deixado para depois.

  • Construa hipóteses.

Para responder as perguntas criadas acima, crie hipóteses, já que elas funcionaram como afirmativas estabelecidas de uma determinada crença do seu negócio.

  • Defina o que você irá medir.

Para testar essas hipóteses, defina a métrica necessária. Isso porque é muito importante criar uma variável que seja objetiva, e que possa ser medida de forma direta.

  • Defina os resultados que validam as hipóteses

Antes de medir os resultados, é importante definir previamente como fazer a leitura que irá favorecer a hipótese original, validando assim seu negócio.

Validar o seu modelo de negócio tem como propósito capacitar você, para que seja possível criar condições de afirmar a sua ideia, de uma forma que você tenha então as melhores chances de sucesso dentro do atual ou futuro negócio e segmento.

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