Aumentar produtividade no trabalho
1° – Divida melhor o seu tempo de trabalho e descanso
Para aumentar a produtividade, não adianta tentar exigir demais do corpo e da mente. Esse tipo de atitude pode provocar a exaustão, prejudica o trabalho e, ao contrário do que se deseja, prejudica a produtividade.
O ideal é separar ao menos 10 minutos de descanso para cada hora de trabalho. Sempre que você perceber que não consegue mais trabalhar bem, pare, alivie o estresse, recarregue as baterias e, quando voltar, vai conseguir ir adiante produzindo mais e melhor.
2° – Tenha cuidado extra com as distrações
A tecnologia nos aproxima, nos auxilia nas tarefas e até nos diverte, aliviando o estresse. O problema é quando as contas das redes sociais, mensagens no celular, chats e outras distrações acontecem a todo instante, prejudicando a atenção com o seu trabalho.
Por isso, para aumentar a produtividade, configure estes serviços e desative as notificações para que não cheguem a todo instante, deixando para conferir o tudo que aconteceu somente mais tarde. Imagine que você está em uma reunião ou preparando um relatório importante e não param de chegar convites para jogos. Fica complicado manter a atenção e a produtividade em alta desse jeito.
Também vale a pena conferir os emails de tempos em tempos e não a todo momento, pois você pode se sentir tentado a responder a todos os contatos ao mesmo tempo, e assim, acaba deixando o trabalho que estava fazendo de lado, o que pode gerar atrasos e estresse.
3 ° – Utilize métodos e Softwares de Gestão Empresarial
Existem métodos conhecidos de grande parte dos profissionais que se preocupam em manter a produtividade em alta. Um destes métodos é o Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo de trabalho em partes de 25 minutos e o de descanso em partes de 10 minutos. Nos 25 minutos de trabalho, nenhuma distração deve acontecer e o seu foco fica totalmente voltado para o trabalho.
O software de gestão empresarial, por sua vez, ocupa uma grande parcela na vitória contra as distrações e a perda de produtividade. Com ele, você tem em mãos um mapa completo das tarefas prontas e a realizar, além dos resultados que está obtendo na gestão do seu trabalho ou negócio próprio. O sistema de gestão guarda todas as informações valiosas em tempo real e evita um imenso emaranhado de planilhas, lembretes e papeis que poderiam se perder facilmente em pequenos instantes de distração e eu ADORO POST-IT.
4° – Evite o perfeccionismo
É certo que queremos sempre fazer mais e melhor. O problema é quando esse perfeccionismo se torna tão intenso que nos detém demais em uma tarefa e nos impede de seguir adiante. Isso também atrapalha a produtividade.
Não desapegue da qualidade do seu serviço, mas lembre-se de que um trabalho não precisa ser descartado só porque não ficou perfeito ao extremo.
E sua produtividade como anda ?
Comente: