Análise Swot – Pequenas empresas

Análise Swot – Pequenas empresas

A análise Swot é uma ferramenta já bastante conhecida entre os grandes empreendedores, entretanto, muitas pequenas empresas nunca sequer ouviram falar sobre ela.

Infelizmente, a maior parte dos pequenos empreendimentos no Brasil não são tratados de forma técnica e nem é feito um planejamento de ações voltadas para o futuro.

No máximo é feito um controle de caixa, e só.

Mas, se você está cometendo esse erro, esse artigo veio para ajudar na hora certa.

Entenda agora o que é a análise swot e porque ela é importantíssima para micro e pequenas empresas.

Vamos começar pelo conceito – O que é Análise Swot?

Basicamente, a análise swot é uma ferramenta que busca analisar a própria empresa por mais de uma perspectiva.

Como assim?

Vamos lá! O nome “swot” é uma abreviação de quatro palavras da língua inglesa: Strength, Weakness, Opportunitiy e Threat.

Que em português nós conhecemos como Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça, como aqui no Brasil a análise também pode ser conhecida como análise FOFA.

Esses 4 pontos são elementos essenciais para qualquer empreendimento.

Ou seja, a análise serve para identificar os pontos nos quais a empresa se mostra mais forte, seus pontos fracos, suas oportunidades e quais são as possíveis ameaças.

Assim é possível resultados para o entendimento de estratégias futuras a serem adotadas.

Dividindo a análise swot em dois: elementos internos e elementos externos

Toda empresa tem seus objetivos a cumprir, não é verdade?

Porém há alguns elementos que podem favorecer ou desfavorecer sua empresa na jornada rumo a esses objetivos.

Dentre eles podemos citar os elementos internos da empresa (Forças e Fraquezas) e elementos externos (Oportunidades e Ameaças).

Os elementos internos auxiliam na autoanálise das estratégias da empresa e os externos ajudam a entender a situação atual do mercado que está em constante mudança.

Vamos saber mais:

Forças e Fraquezas

O que sua empresa faz de melhor? No que ela é realmente boa?

Você consegue identificar os pontos fortes e como sua empresa se destaca da concorrência?

Se a resposta for não, não se desespere. Para identificar os pontos fortes da sua empresa é bem simples:

  1. Defina quais são seus melhores produtos e serviços
  2. Faça uma análise da concorrência e observe qual sua maior vantagem competitiva
  3. Você tem um bom relacionamento com os clientes e uma boa taxa de fidelidade?
  4. Quais as atividades de maior desempenho.

Também se faz necessário conhecer quais são as fraquezas. A correção das falhas, ou não, é o que determinará o sucesso de um empreendimento.

  1. Se certifique de que sua matéria-prima/fornecedor é de qualidade
  2. Sua equipe é capacidade e bem treinada?
  3. Lembre-se também de verificar se os processos da empresa são ágeis e confiáveis
  4. E por último, analise porque a concorrência está sendo escolhida e se alguns dos seus clientes preferiram a concorrência.

Oportunidades e ameaças

Não há como controlar o futuro e nem todo um mercado ao seu favor.

Esses dois elementos externos dependem das flutuações do mercado e do que acontece – positivamente ou negativamente – no ambiente que cerca sua empresa.

Porém, o monitoramento e como você será capaz de lidar com essas interferências, será o determinante para o prejuízo ou ganho da empresa.

Exemplos de oportunidades:

  • Mudanças político-econômicas, como ampliação ao crédito do consumidor, por exemplo.
  • Novas pesquisas que reafirmam o seu nicho como benéfico para o consumidor.
  • Aumento na demanda pelo seu produto/serviço.

Exemplos de ameaças:

  • Aumento de tributação sobre o produto/serviço
  • Variação cambial e interferência negativa na importação de matéria-prima
  • Grande concorrente na área
  • Inflação ou outras mudanças que prejudiquem o bolso do consumidor

A Análise Swot para pequenas empresas e como fazer

Após coletar os dados citados acima, o passo adiante é preencher a matriz SWOT.

Matriz Swot

Terminado o preenchimento, correlacione as informações da matriz para poder estabelecer estratégias que potencialize os elementos positivos e resolva/contorne os elementos negativos.

Alguns elementos positivos podem ser base para uma estratégia que elimine os elementos negativos, por exemplo.

Uma forma interessante de fazer essa correlação é observar alguns pontos:

  1. Há forças que podem potencializar oportunidades? Quais são?
  2. Quais fraquezas podem prejudicar minhas oportunidades?
  3. Há forças para combater algumas ameaças? Quais são?
  4. Quais fraquezas podem potencializar as ameaças?

A partir dessas informações já é possível traçar diversas estratégias que potencialize os resultados da sua empresa.

Esclarecendo: todo esse passo-a-passo acima não muda se tratando de pequenas empresas.

E mais, traz diversos benefícios diante de um mercado tão competitivo para se ganhar destaque.

A análise SWOT é o impulso para o crescimento

Já dizia o ditado “Conhece-te a ti mesmo e serás sábio”.

Conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa é o primeiro passo para garantir estratégias bem definidas e ser mais assertivo no sucesso do seu planejamento.

Utilize a análise SWOT o mais rápido possível e garanta o crescimento e fortalecimento da sua marca diante à concorrência.

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