Balança conservada – É melhor para você

Balança conservada – É melhor para você

A balança da sua empresa é a responsável pela pesagem de produtos da sua empresa e manter a balança da sua empresa conservada deveria ser obrigação de todo varejista, afinal este equipamento é fundamental para o processo de operação do estabelecimento do varejo. É através dela que ocorre o processo de pesagem de produtos garantindo assim à venda de produtos de hortifruti e açougue.

Abaixo listaremos alguns bons motivos para que à manutenção da sua balança esteja em dia.

  • Garantir um bom atendimento ao cliente

Ao cuidar da manutenção de sua balança ou das balanças de sua loja você está garantindo um bom atendimento ao consumidor que vai até à sua loja para comprar. Manter por exemplo os padrões de higiene você garante que seus clientes não reclamem do seu atendimento.

Imagine por exemplo que o cliente chegue à sua loja para comprar frutas e quando for pesar os produtos encontra uma balança suja ou com restos de outros produtos que foram pesados ali. Logo à chance de o cliente reclamar das condições da balança e até de não voltar ao seu estabelecimento é grande.

  • Balança conservada e bem cuidada

Além da higiene, cuidar da balança de forma correta  garante que seu equipamento sempre funcione de forma correta evitando assim que à mesma sofra problemas nos resultados dá balança. À manutenção feita de forma periódica dá balança é a única forma de garantir que a exatidão do equipamento seja mantida e mantém a balança conservada.

À imagem vinculada à sua loja passa muito pela forma com que você cuida de cada elemento presente dentro dela, logo a manutenção dos  equipamentos faz parte disso. Ao cuidar da balança sua empresa passa uma imagem de segurança e preocupação com o cliente, imagem essa que pode fazer com que à empresa se destaque mais no mercado perante os concorrentes.

  • Atender as normas estabelecidas por órgãos fiscalizadores

Todo estabelecimento que possui balanças tende à ser fiscalizado ao menos uma vez ao ano. Essa fiscalização fica por conta do IPEM (Instituto de metrologia e qualidade) que verifica se os equipamentos estão dentro das normas do INMETRO.

Durante essa fiscalização o fiscal confere se à balança está seguindo os padrões de pesagem estabelecidas pelo INMETRO , seguindo todas as tolerâncias e resultados dentro dá pesagem de produtos. Esse processo é chamado de aferição de balanças e o não cumprimento dessas normas acarreta multas de alto valor para os varejistas, além dá necessidade de novos investimentos para colocar os equipamentos dentro das normas.

Outro ponto é que à manutenção dá balança também garante tranquilidade perante à fiscalização dá vigilância sanitária que confere o cumprimento das normas de higiene então é muito importante manter a sua balança conservada.

Importante frisar também que durante à fiscalização do IPEM caso seja constatado que a balança esteja pesando para baixo, isto é, apresentando um peso menor do que o real a empresa não será multada, mas sim advertida. Essa advertência dá ao varejista um tempo para que ele regularize a situação afinal ele está vendendo produtos com peso menor do que o que ele realmente possui.

  • Evitar perdas

Como dito à manutenção dá balança garante que o equipamento pese corretamente os produtos nele inseridos, dessa forma o varejista têm a certeza de que não terá prejuízos com eventuais perdas.

Imagine por exemplo que uma balança desregulada não consiga apresentar o peso correto de um produto de alto valor agregado como por exemplo carnes nobres. Com isso o prejuízo ao varejista em cada venda será enorme.

No campo do varejo, principalmente em supermercados cada decimal é fundamental para fechar o mês com saldo positivo, logo se não manter a balança conservada o varejista está assumindo o risco de vender produtos com o preço errado e ter prejuízos com essas vendas, pode usar uma balança etiquetadora que é interligada ao sistema para supermercados.

Outro tipo de perda é o valor de investimento já que à balança é um equipamento de alto valor e que possui em geral uma vida útil longa desde que se realize manutenções preventivas que garanta o seu funcionamento por muito tempo.

À melhor forma de garantir que a balança tenha sua manutenção assegurada é fazendo um contrato de manutenção de equipamentos com uma empresa especializada no assunto.

Este contrato garante que seus equipamentos sejam monitorados e aferidos periodicamente,evitando que estejam ou desregulados,fora dos padrões de higiene ou das normas do INMETRO.

Outro ponto positivo é que o varejista fica tranquilo quanto a operação de sua loja estando assegurado em contrato que caso haja necessidade de reparo em sua loja o mesmo tenha acesso a equipamentos que substituem o equipamento com defeito garantindo assim que à operação de sua loja não pare.

Comente: