Como agilizar o processo de vendas?

Como agilizar o processo de vendas?

Toda crise é uma oportunidade para uma reinvenção nos negócios. E certamente agora é o momento certo para implantar algumas melhorias. Um dos grandes problemas da situação atual no Brasil, é que as empresas pararam de vender como antes. Mas é possível agilizar o processo de vendas.

Para isso, você não precisar fazer nada muito drástico. Algumas mudanças pontuais já ajudam e muito a obter mais lucros. Existem três pilares em que você deve se apoiar para conseguir isso:

  • Estratégia;
  • Tecnologia;
  • Motivação de toda a equipe.

Esses fatores já são suficientes para construir um relacionamento mais profundo com o cliente e aumentar as vendas. Você deve estar consciente, no entanto, de que esse é um trabalho constante e que exige interação e atitudes positivas.

Vamos, no entanto, te dar algumas dicas essenciais para isso. Basta segui-las à risca que o sucesso é garantido. E os resultados vão ser sentidos tanto em curto, médio, quanto em longo prazo.

Acompanhe e analise os dados de venda

A melhor forma de encontrar o diagnóstico para determinado problema na área de vendas é com um acompanhamento adequado. Isso significa que você deverá analisar seus números.

Diversos sistemas de gestão financeira hoje em dia fazem esse trabalho de maneira eficiente. Para isso, tente escolher o que mais se encaixe ao ramo, porte e estilo da sua empresa. Trata-se de uma tecnologia estratégica – o que envolve os dois primeiros pilares citados lá em cima.

Utilize a Internet a seu favor

No caso de negócios digitais, por exemplo, todos os leads – pessoas que demonstram interesse no seu serviço ou produto – devem ser bem gerenciados. Assim, é possível conquistar mais compradores qualificados.

Mesmo quando a empresa funciona totalmente offline, hoje em dia, não existe melhor maneira de agilizar o processo de vendas sem ser com a Internet. Quase metade do mundo está conectada lá.

As redes sociais e buscas pelos sites são duas ferramentas essenciais para atrair ou manter os clientes. Inclusive, considera-se no marketing digital que funcione da seguinte forma:

1º passo: Geração de lead

Nessa fase, vamos supor que mais de 1 mil pessoas estejam atraídas de alguma forma pelo que sua empresa oferece. Assim, é possível atingir um público mais específico.

2º passo: Qualificação / Conversão desses leads

Você começa a separar realmente aqueles que estão interessados realmente no seu produto ou serviço. Isso dá umas 100 pessoas daquelas mil anteriores.

3º passo: Conquista do cliente

Depois que passar essa segunda fase, você conseguirá fechar novos negócios e conquistar consumidores diferentes.

Mas, para isso, é preciso que você não ignore também as exigências dos atuais clientes. Essa é uma oportunidade de fazer com que talvez ele queira outros produtos ou serviços ou indique sua empresa para algum conhecido, quem sabe.

Motive toda a sua equipe

Como dissemos lá em cima, não só de estratégia e tecnologia é feito um negócio promissor. Outro fator essencial para agilizar o processo de vendas é a motivação. Uma equipe entusiasmada pode ser a receita para o sucesso.

E existem diversas formas de garantir que seus empregados estejam motivados e encorajados:

  • Forneça as ferramentas de trabalho adequadas;
  • Seja receptivo a colocar em prática as ideias que eles dão para seu negócio;
  • Dê incentivos e recompensas de acordo com o desempenho deles;
  • Garanta a prospecção de carreira e o crescimento dentro da empresa.

Entenda os três tipos de compradores

Especialistas em neuro economia costumam dizer que os nossos hábitos de compras costumam estar ligados à ideia de “gastar até doer no bolso”. E algumas pesquisas recentes revelaram que existem três padrões de compradores:

  • Os compradores medianos (64%);
  • Os “mãos-de-vaca”, avarentos (24%);
  • Os perdulários, que gastam muito (15%).

Como é possível ver, existem muitos mais avarentos do que perdulários. Então, uma forma de conquistar esses que não gostam muito de gastar é lançando opções mais compactas e econômicas.

Outra estratégia interessante é reduzir pequenas taxas que podem encarecer seu produto ou serviço. De qualquer forma, é preciso que você entenda o seu público-alvo e suas necessidades.

Essa é uma das melhores formas de agilizar o processo de vendas. Quando você para e pensa qual a figura do seu comprador médio, fica mais fácil de alcança-lo.

Aqui estão algumas das perguntas que deve se fazer para definir quem é o público-alvo:

  • O que ele gosta ou não?
  • Como são seus comportamentos de compra?
  • Qual sua motivação de compra?
  • Ele sofre algo ou tem algum problema que o leve a buscar a solução no seu produto ou serviço?
  • Quais as emoções e sentimentos que passam quando ele decide comprar algo?

O melhor a fazer é mostrar que o compreende. Assim, torna-se mais simples de chegar a esse consumidor de uma maneira mais humana. Qualquer um gosta de ser chamado pelo nome e de perceber que alguém se preocupa com ele e que não é só mais um em 1 milhão. Esse é um dos segredos.

Vendas 2.0 podem ser uma solução

A tecnologia tem mudado a forma como seus possíveis clientes buscam por informação e produtos. Os consumidores têm o poder nas suas mãos. E as técnicas de vendas tradicionais vêm se tornando cada vez menos eficazes.

Por isso, uma das formas de agilizar o processo de vendas é com uma estratégia que combine as mídias digitais com as táticas tradicionais. Então, quem deseja vender mais deve manter um bom relacionamento com seus clientes e prospects pela Internet.

Por fim

Não existe uma única resposta para agilizar o processo de vendas. Mas investir em mais tecnologias, sistemas de gestão integrados, ouvir mais os clientes e tentar compreendê-lo são algumas das respostas.

Não importa o que a sua empresa ofereça, o processo geral de vendas é sempre parecido. Portanto, invista nos pontos certos. Faça a geração de leads, sua conversão. Identifique as necessidades do seu público e acompanhe o que eles fazem.

E como estão suas vendas? Não estão fluindo tão bem quanto antes? Aproveite o momento para fazer mudanças estratégicas focadas no seu cliente. Essa certamente é uma das receitas para o sucesso.

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