Clientes conheça tudo sobre eles

Clientes conheça tudo sobre eles

Todas as empresas ou empreendedores que desejam trabalhar com uma área de vendas, precisam se atentar a um momento bastante importante: a qualificação dos clientes que desejam conquistar.

Conquistar um consumidor nunca é uma tarefa simples e fácil. Isso porque todo mundo deseja ter alta qualidade, atendimento impecável e preços competitivos.

Além disso, todo mundo conhece aquele famoso dito popular: “O cliente tem sempre razão”. Isso não significa que ele está certo sempre, mas que é ele que deve sair totalmente satisfeito do seu negócio no final do dia.

Isso porque um consumidor satisfeito irá compartilhar sua felicidade com no máximo 3 outros possíveis clientes. Já um insatisfeito, tem a capacidade de compartilhar com 30 pessoas se necessário.

Assim fica fácil entender porque os clientes têm um papel essencial dentro de um negócio. Mas você sabe porque é importante conhece-los profundamente?

Porque conhecer os seus clientes?

Por mais óbvio e simples que pareça, são muitas as empresas que desperdiçam diversas ótimas oportunidades para obterem melhores resultados e com menos gastos, simplesmente porque não conhecem de forma eficiente o seu público-alvo e seus clientes.

Muitas dessas vezes, bastaria somente uma planilha simplificada e atualizada com os registros e informações relevantes sobre esses consumidores, pensando na cultura interna de uma empresa.

Além disso, é preciso saber como abordar os consumidores de uma forma natural, para conseguir obter essas informações valiosas, registrando-as sem que seja invasivo.

Se possível encontre sempre um ponto de interesse em comum com o seu cliente, dialogando e desenvolvendo uma ação que seja muito mais próximo, conseguindo assim gerar confiança mútua.

Treinar isso de forma regular, criando capacitações em seus funcionários sempre, é uma maneira de sempre escavar profundamente informações preciosas, as quais no futuro te permitirão encantar os cientes.

Tenha também sempre a consciência de que as pessoas possuem múltiplas necessidades, e reservam para algumas delas uma quantia diferenciada da sua dedicação, tempo e orçamento.

Como conhecer os clientes de forma mais profunda

Para conseguir atingir o seu público-alvo e ter êxito no seu negócio, é preciso conhecer:

  • Quem;
  • O que;
  • Porque;
  • Quando;
  • Onde;
  • E como dos clientes.

Uma das maiores contribuições que você pode usar para esse processo é criar um sistema interno com roteiros de procedimentos para que todas as pessoas dentro da sua empresa tenham sempre a mesma postura.

Assim é possível entregar de forma constante o padrão de qualidade e atendimento que os clientes procuram. Ou até mesmo superar essa expectativa.

Algumas dicas de informações que você pode buscar em seus consumidores:

  • Saiba as datas de aniversários e nomes de seus clientes;
  • Descubra o que é importante para eles como consumidores e porque eles compram de você;
  • Conheça os produtos ou serviços adicionais que podem ser oferecidos e porque eles podem ajudar uma venda;
  • Qual o tipo de lazer ou hobby que eles gostam e os lugares que eles frequentam;
  • O que essas pessoas podem estar lendo;
  • Como eles gostam de ser contatados: Via WhatsApp, E-mail, Telefone, Mala direta ou outro?

Antes de vender, conheça o seu cliente

Dentro do setor de vendas, seja ele de qual segmento for, o prospect é toda pessoa do tipo físico ou jurídico, que potencialmente tem um interesse em adquirir o produto ou serviço o qual você vende.

Portanto, muitos podem entender o prospect como um potencial cliente.

Antes de qualquer coisa, é sempre preciso entender que nem todas as pessoas vão ser clientes em potencial para o seu produto. E por isso, para que você não perca dinheiro, tempo ou esforço, é preciso encontrar o nicho correto.

Tão importante quando vender, é ter a certeza de que um determinado cliente realizou uma boa compra.

Dessa forma, quanto mais um vendedor desenvolver determinadas habilidades pessoais, de uma forma mais rápida ele conseguirá entender as necessidades e os desejos dos outros.

Um dos primeiros e mais importantes passos na hora de fidelizar o seu cliente, é saber qual o perfil de pessoas que você espera, podendo assim melhor atender a todas essas necessidades e desejos.

Questões como as preferências no método de pagamento, a forma do atendimento e da entrega, os tipos de promoções e muitas outras, devem sempre ser analisadas de forma periódica para traçar as estratégias que são mais adequadas.

Uma das opções mais viáveis para conseguir obter esses dados é realizar um cadastro, que contenha as informações básicas e até mesmo um histórico de compras.

E obrigado por compartilhar e ler esse texto!

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