Gestão de clientes – os 6 erros mais comuns

Gestão de clientes – os 6 erros mais comuns

A boa e eficiente gestão de clientes deve fazer parte das estratégias de desenvolvimento de uma empresa. Afinal, o que seria das empresas se não fossem os clientes? Eles devem ser o foco de qualquer gestor.

Infelizmente nem todos os gestores desenvolvem esta tarefa da maneira correta. Cometer estes erros na gestão de clientes é mais do que comum e eles podem ser fortemente nocivos no crescimento e sucesso empresarial.

6 erros mais comuns na gestão de clientes

Quer saber quais são os erros mais facilmente cometidos por gestores e que você precisa evitar a todo custo? Confira a nossa lista.

  1. Não conhecer as necessidades do seu cliente

Toda empresa precisa conhecer a fundo todas as necessidades e desejos do seu cliente. Só desta forma é possível elaborar as estratégias necessárias para atingir, atrair e fidelizar cada cliente em potencial.

Observe se você está elaborando maneiras de chegar mais perto do seu cliente, seja através de pesquisas diretas ou indiretas. Existem muitas formas de conhecer e analisar o comportamento do consumidor e tirar proveito disso.

  1. Focar apenas no interesse da empresa

Obviamente o foco de toda empresa é vender bastante e se firmar no mercado em que atua, se sobressaindo à concorrência e com clientes fiéis. No entanto, tudo isso só é possível quando o cliente está satisfeito.

Ou seja, empresa nenhuma deve pensar apenas naquilo que lhe faz bem, nos seus lucros e se esquecer do cliente. Simplesmente porque sem um cliente satisfeito, não há lucro, não há retorno financeiro.

  1. Se esquecer do pós-venda

Você está louco para vender bastante e faz tudo para fechar logo uma grande venda. Tudo bem, isso é perfeitamente compreensível. Mas, tão importante quanto realizar uma venda é procurar saber sobre o que acontece depois desta etapa.

Focar no pós-venda é entrar em contato com o cliente para saber da satisfação dele durante o consumo do produto, solucionar possíveis problemas no consumo, tirar dúvidas etc. Ter este cuidado facilita o retorno do cliente, cria confiança, confere autoridade e respeito à empresa.

  1. Não tentar facilitar a vida do cliente

Todas as empresas precisam estar cientes de que quanto mais fácil for a vida do cliente durante o processo de compra, melhor para ele e, consequentemente, para a empresa.

Entenda que o processo de compra começa não apenas na hora do pagamento, mas também na hora da visita despretensiosa, passando pela escolha e, por fim, na satisfação do cliente no pós venda.

Quem tem uma loja virtual, por exemplo, precisa pensar em estratégias para melhorar a navegação do cliente na página fazendo tudo que for possível para facilitar este processo. Com certeza a página ficará na cabeça do cliente na hora das próximas compras.

  1. Faltar com informação ao cliente

Mesmo que você não tenha intenção de omitir informação, não orientar pode ser um tiro no pé. Se preocupar em fornecer todas as informações necessárias e que irão facilitar a vida do cliente é uma demonstração de cuidado com ele.

Não meça esforços para deixar o seu público à vontade. Gestão de clientes sempre tem como objetivo principal tratar bem o cliente, realizar as suas vontades, descobrir as suas necessidades e deixá-los a par de tudo que for importante para eles.

Por isso, faça tudo como deve ser feito. Deixe todas as informações acessíveis, seja na forma física ou online, atenda ao telefone, oriente nas redes sociais, etc.

  1. Deixar o cliente sem a solução para o problema dele

Jamais deixe o cliente sair da sua loja, seja ela virtual ou física, com o mesmo problema que ela carregava ao entrar lá. Descubra todas as maneiras possíveis de fazer o seu cliente sair satisfeito. Do contrário, é provável que ele não volte mais lá para compras futuras.

A gestão de clientes deve ser pensada com cuidado, carinho e muito comprometimento com a satisfação do seu público. Dele depende o sucesso do seu negócio. Portanto, se estiver cometendo alguns dos erros listados acima, comece já a percorrer outros caminhos.

Comente: