Gestão Financeira X Gestão de Vendas – Diferenças

Gestão Financeira X Gestão de Vendas – Diferenças

As principais diferenças entre a gestão financeira e gestão de vendas

Duas coisas que confundem muito as pessoas é a gestão financeira e a gestão de vendas. Essa confusão é comum por que além de nomes parecidos, as duas também se complementam entre si.

Por isso, este artigo vai lhe apontar as principais diferenças sobre os dois para que você não os confunda mais.

Curioso? Então vamos direto ao ponto.

O que é gestão financeira

Gestão Financeira é exatamente qualquer coisa que se refere a investimentos, despesas (fixas e variáveis), lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa.

Como já diz o próprio nome, o Gestor Financeiro é o profissional que fica responsável por gerenciar as finanças, os procedimentos administrativos, os investimentos e as transações financeiras de uma empresa ou organização.

Ele foca na análise dos resultados para planejar as ações necessárias para obter melhorias.

Se você quer ser um Gestor Financeiro de sucesso, você precisa está acompanhando todas as notícias relacionadas a economia mundial.

Isso acontece por que você precisa saber o momento ideal para fazer investimentos e conhecer a aplicação perfeita para aquela determinada organização para poder criar uma estratégia financeira que gere lucros para uma empresa.

O verdadeiro objetivo de um gestor financeiro é fazer com que o negócio seja sustentável.

Para tornar isso possível, ele deverá participar de todo o processo de criação, aplicação e gerenciamento das estratégias escolhidas para obter esse resultado.

Resumindo, ele fica responsável por montar planos de ação para que a empresa possa crescer e depois por gerir as várias mudanças no setor financeiro.

O que é gestão de vendas

Já a área de Gestão de Vendas trabalha diretamente com a administração dos recursos humanos e dos produtos e serviços que a empresa oferece para que as metas e objetivos sejam cumpridos.

Sendo assim, o profissional dessa especialidade aproveita seus conhecimentos de marketing e administração para fazer com que a empresa venda ainda mais.

Seu desempenho está ligado diretamente com a garantia de que o número estabelecido como meta de vendas seja alcançado.

Para isso, é preciso coordenar de maneira adequada as equipes de vendedores e agenciar as melhores táticas, práticas e procedimentos, para que o desempenho e os resultados esperados se tornem realidade.

Quem cuida da comissão de vendas

Essa dúvida é algo bem frequente, mas a resposta direta é que o pagamento e controle de comissão não se trata de uma informação comercial, mas sim de uma informação financeira.

Quando um negócio é declarado como ganho, ele gera uma “Conta a receber” no sistema de gestão financeira. Depois de paga, será gerado uma “Conta a pagar”. Neste caso, essa conta é referente ao valor a ser pago pela oportunidade convertida.

Como a gestão de vendas e a gestão financeira se complementam

Cada setor contribui da sua maneira para o sucesso da estratégia organizacional.

O setor financeiro foca na otimização dos recursos financeiros, e o setor de vendas na constante geração de negócios para a empresa.

Mesmo se tratando de setores distintos, eles não operam de forma completamente independente

Toda operação que envolve dinheiro passa pelo setor financeiro da empresa e isso inclui também os investimentos feitos no setor de vendas.

A melhor forma de juntar as áreas é por encontrar as métricas de vendas que servirão de insumo para a gestão financeira trabalhar com previsões.

Uma métrica já realizada para o time de vendas é o insumo para o planejamento financeiro do próximo mês. Sendo assim, é vital que as áreas estejam intimamente ligadas.

Conclusão

Como você viu, existe grandes diferenças entre a gestão financeira e a gestão de vendas, mas isso não quer dizer que os dois não se complementam. Pelo contrário. Um ajuda o funcionamento do outro a se tornar algo mais significativo. Esperamos que esse texto tenha lhe ajudado a tirar suas dúvidas. Até a próxima.

Para trabalhar bem na gestão financeira, é bom conhecer as 7 habilidades que você deve dominar. Pode ter certeza que você vai ser bem-sucedido ao aprender essas habilidades.

Comente: