Importância do controle das contas

Importância do controle das contas

Importância do controle das contas

Já aconteceu com você de chegar ao final do mês e tomar grandes sustos sobre a parte financeira do seu negócio? Se a resposta é positiva você deve se preocupar, afinal esses sustos quase sempre são ruins.

A verdade é que a maior parte das pessoas que ganham surpresas na hora de fechar as contas de um negócio apresentam semelhanças entre si. A principal característica é um grande inimigo de todo administrador de empresas: a desorganização.

Ter organização não garante que nunca apareça qualquer imprevisto. Você pode precisar fazer uma compra de última hora ou mesmo investir em uma manutenção emergencial. A questão é que imprevistos recebem esse nome justamente pela sua raridade – e não como regra.

Quem sempre apresenta o mesmo problema precisa rever conceitos. E a primeira etapa é entender a importância do controle das contas para o sucesso do negócio.

Qual a importância do controle das contas?

Se há um consenso entre gestores de negócios distintos é que a área financeira é vital para o sucesso de qualquer organização. Não por acaso a enorme maioria das empresas que fecham no Brasil devem seu fracasso aos problemas financeiros.

Justamente em função disso torna-se vital ter um bom controle das contas do seu negócio. E isso vale para tudo: desde as receitas, passando pelo patrimônio dos sócios e, principalmente, analisando as despesas.

E engana-se quem pensa que um bom controle de contas fica restrito ao desempenho mensal do negócio. Isso é o que faz a grande parte dos gestores – e o problema passa a aparecer no longo prazo.

Um bom administrador precisa ter muito controle sobre tudo que acontece dentro do seu negócio. A previsão do fluxo de caixa é uma das ferramentas vitais para o planejamento financeiro. Sem isso, como saber se a empresa está bem para os próximos meses?

Ademais, olhar apenas para o mês pode provocar sérios problemas para o fluxo de caixa. Trata-se uma visão míope e muitas vezes distorcida, gerando desafios realmente complicados para a sequência do negócio.

A importância do controle das contas em números

Vamos a um exemplo clássico. Imagine que a sua empresa trabalhe com parcelamento das vendas e coincida de muitos pagamentos apresentarem vencimentos para o mês de setembro. Ao ver aquele valor acumulado de receitas você fica positivamente surpreso e aproveita para alguns investimentos – e também parcelando suas compras.

Agora imagine que boa parte desses parcelamentos estivesse no seu último vencimento. Isso significa que no mês seguinte a receita cairá consideravelmente. Só que as compras feitas vão apenas ter seu início nas compras.

Caso você trabalhasse com um planejamento financeiro de longo prazo já saberia que no mês seguinte as receitas cairiam e ao menos poderia avaliar com correção se as compras caberiam ou não no fluxo de caixa da empresa.

Claro que esse é um exemplo um tanto quanto exagerado, mas é isso que acontece com quem não entende a importância do controle das contas. No longo prazo a tendência é o endividamento – e uma vez nesse buraco será difícil sair.

Dicas para controlar as contas

Na teoria tudo é muito fácil, certo? Precisamos controlar as contas o mais próximo do real para ter a certeza do que é correto para o negócio na hora de tomar decisões. Na prática, porém, nem sempre é fácil assim.

Para conseguir controlar as contas da melhor maneira possível confira algumas dicas que podem ser determinantes para o sucesso gerencial.

  • Separe vida pessoal e profissional

Essa não é uma dica fácil de seguir, mas essencial para o controle das contas da empresa. É bem comum que as pessoas confundam as contas da vida pessoal com a vida empresarial (especialmente pensando no longo prazo).

O que costuma acontecer é o empreendedor se empolgar com um ou dois meses positivos da empresa e não respeitar o controle das contas. O resultado? Tira muito dinheiro do negócio para compras desnecessárias. Se a empresa não segue positiva na sequência, o lado financeiro passa a sofrer.

Nunca confunda as coisas. Você pode até sacar uma parte dos ganhos para a vida pessoal como uma espécie de salário. Entretanto, tenha regras claras sobre isso – e sempre respeitando as contas empresariais para não comprometer o negócio.

  • Invista em um software para gestão

Uma boa empresa precisa estar sempre atualizada. Em tempos de modernidade e tecnologia é quase que obrigatório usar de itens que maximizem os processos e permitam agilidade na obtenção de informações sobre a empresa.

Um software de gestão pode garantir grande vantagem competitiva ao seu negócio frente aos seus concorrentes. Informações mais velozes significam ganho de tempo para a tomada de decisão.

Consulte nossas soluções para o seu negócio, alguma delas certamente fará a diferença para melhorar a sua gestão. Temos opções feitas especificamente para cada nicho. Isso vale desde restaurantes, passando por atacadistas e chegando até ao comércio.

  • Organização e planejamento

Por fim, jamais deixe de trabalhar fortemente no planejamento e organização das suas finanças. Esse é um dos passos mais importantes para garantir o controle das contas.

Reserve ao menos um dia do mês para focar nesse tema. Invista tempo e atenção para garantir que esteja inteirado sobre todos os detalhes do seu negócio e prepare-se sempre com antecipação para o mês que está por vir.

Comente: