O que é Ticket Médio? Saiba tudo

O que é Ticket Médio? Saiba tudo

Uma boa parcela das empresas, principalmente se tratando de restaurantes, precisa estar por dentro e saber tudo sobre o que é ticket médio.

É importante salientar que sem esse tipo de informação o empreendimento não conseguirá realizar de maneira efetiva seu planejamento. E saiba como montar suas estratégias para engajar ainda mais o faturamento e consequentemente conquistar resultados mais positivos e satisfatórios.

Mas porque o ticket médio é um fator tão importante para sua empresa? Você sabe?

Se você não tem essa resposta na ponta da língua, bem com não sabe mais profundamente outras questões envolvidas nesse tema. Talvez esse seja o momento certo para minimizar todas as suas dúvidas.

Continue lendo o conteúdo desse artigo a seguir e saiba muito mais a respeito!

O que é ticket médio e o que ele pode representar para o seu negócio?

Se você quer saber o que é ticket médio, vale destacar que ele se trata de um valor médio de consumo que é feito por cada um de seus clientes no ambiente do seu restaurante!

Vamos supor que o seu volume total de vendas em um único dia seja de aproximadamente 3 mil reais. Já a quantidade de clientes que efetivamente marcou presença no seu estabelecimento foi de cem pessoas.

Diante dessas duas informações, pode-se afirmar que o seu ticket médio poderá ser obtido por meio de uma conta bastante simples: você precisa dividir o total de dinheiro arrecado nessa data pelo total de pessoas que visitou o seu negócio.

Se dividirmos portanto, 3 mil por 100, chegamos ao valor de trinta reais (30 reais) esse resultado refere-se ao seu ticket médio!

Saber esse valor é essencial, pois é por meio dele que você conseguirá avaliar e mensurar a sua real lucratividade e assim poder obter maiores condições de vislumbrar e planejar novas oportunidades que possam elevar ainda mais a rentabilidade do sua empresa.

Para quem está iniciando no mercado de restaurantes, saber o que é ticket médio é um fator determinante, pois somente assim um novo empreendedor da área poderá ter uma base mais consistente do prazo médio que será necessário para tornar o negócio realmente sustentável.

É justamente por meio esse valor que é possível estabelecer projeções de entrada e saída de caixa e também ter conhecimento do momento mais oportuno para fazer algum investimento de seus recursos próprios – tudo em prol de garantir um bom retorno financeiro no final das contas!

Outro ponto que merece destaque sobre esse assunto, é que por meio do valor referente ao ticket médio, o empreendedor obtém maiores chances de identificar o que manter efetivamente em seu negócio e até mesmo o que precisa de fato ser alterado visando conquistar um ticket maior.

De maneira geral, procurar ter um conhecimento mais sólido e consistente sobre o valor do ticket médio é importante para se ter um controle gerencial mais assertivo. Isso também dará margem para que se consiga estabelecer estratégias mais eficientes rumo a um caminho de sucesso!

Mas afinal, como aumentar o ticket médio do seu restaurante ?

O maior segredo para elevar o valor do ticket médio consiste em simplesmente aumentar a sua oferta!

Nesse sentido, quando mais produtos interessantes você disponibilizar para seus clientes, maiores chances poderá ter de conseguir que eles comprem mais até mesmo comprar algo que eles necessariamente não imaginavam querer até o momento!

O Sebrae oferece bons exemplos e dicas de como tornar esse cenário possível, como por exemplo, fazer a oferta de pratos que simplesmente sejam irrecusáveis em um serviço de buffet.

Quem tem um restaurante ainda pode se apoiar em outros pontos e oportunidades simples, como por exemplo, trazer opções caprichadas de sobremesas quase ninguém resiste a um docinho depois de uma bela refeição, não é mesmo?

Mas acima de tudo, é importante que se procure sempre trabalhar de maneira essencialmente sustentável, deixando claro à clientela que os desperdícios não podem ocorrer!

Quando queremos entender o que é ticket médio precisamos levar em consideração que vender mais ou algo a mais para um público especifico contribui para que se obtenham resultados extremamente positivos!

Empresas que trabalham em outros segmentos também precisam avaliar seu ticket médio!

As empresas que trabalham com varejo também precisam dedicar suas energias para avaliar constantemente seu ticket médio, pois é dessa maneira que elas poderão criar projeções futuras acerca de suas vendas e lucros.

Ao tomarem essa iniciativa, essas empresas também poderão fazer uma avaliação mais assertiva sobre o que os clientes mais compraram recentemente e até mesmo poder adequar melhor suas vitrines e estoques para poder priorizar o que de fato fez mais sucesso!

O grande conceito é sempre buscar meios de estimular ainda mais as negociações dos produtos que são considerados “queridinhos” pela maioria dos clientes e até mesmo procurar chamar a atenção deles para conhecerem novidades no ambiente da loja que até então eles não estavam planejando comprar!

Quando ocorre desses mesmo clientes se interessarem por esses produtos extras, as chances de elevação do valor do ticket médio são muito grandes!

Elevar a ofertas de mercadorias para que sua clientela consiga ter um maior leque de opções é uma outra estratégia interessante para manter um bom ticket médio e consequentemente agregar resultados muito mais expressivos para a empresa.

A melhor maneira de suprir essa necessidade consiste em perguntar diretamente para ele (cliente) se ele sentiu falta de algo ou se existe algum produto que ele tenha interesse e que seria interessante repor na loja!

Isso pode ser questionado no momento da venda, mas dependendo da sua estratégia ou ambiente de comercialização, existem muitas ferramentas que facilitam esse processo e estimulam um conhecimento mais profundo acerca de quem adquiri seus produtos!

O mais importante é ter em mente que um bom e bem sucedido empreendedor saber de fato atender e ouvir as eventuais necessidades de seus clientes e até mesmo deixa isso muito claro para ele!

Com um sistema de gestão fica bem mais fácil fazer esse cálculo. Pois como as vendas são todas computadas automaticamente, basta você puxar o relatório de ticket médio.

Agora que você já sabe o que é ticket médio, não pode deixar de colocar em ação tudo o que ele pode representar para o seu negócio!

Por isso é importante saber por que deve automatizar sua empresa aproveite e conte pra gente o que achou deste texto e se você sabia disso. 

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