Redução na lucratividade – Como evitar

Redução na lucratividade – Como evitar

REDUÇÃO NA LUCRATIVIDADE

Isso pode acontecer com qualquer negócio, claro, mas em alguns casos pode determinar o seu fim, e por essa razão trata-se de um mal que precisa ser combatido com urgência. Estamos falando da redução na lucratividade de qualquer empresa.

Infelizmente é o tipo de situação que acontece de tempos em tempos com um empreendimento, e existem muitos fatores que influem nessa questão, mas seja como for trata-se de um mal que tem que ser combatido.

Sendo assim, a seguir nós vamos te dar 7 dicas para você conseguir evitar a redução na lucratividade da sua empresa, mantendo-a em alta e em crescimento constante! Vem conferir!

7 dicas para evitar a redução na lucratividade do seu negócio

1 – Analise os custos atuais do seu negócio

Uma das formas de fazer a redução na lucratividade da sua empresa é certamente analisando os custos que ela tem. Quando você faz esse tipo de análise consegue ter uma noção de quais custos são imprescindíveis e quais não, e isso certamente possibilita que você busque maneiras de fazer cortes funcionais no orçamento.

2 – Torne a sua equipe mais consciente

Para que os custos sejam reduzidos (e a lucratividade aumentada) você precisa ter apoiadores, e esses apoiadores vão ser principalmente os seus colaboradores no negócio.

Converse com seus funcionários sobre a importância de reduzir gastos com impressão, com luz e água, por exemplo, que já fazem uma grande diferença no orçamento e ajudam a empresa a se manter em alta. Isso é positivo para a empresa, mas também para eles.

3 – Faça uma renegociação com seus fornecedores

Muitos empresários consideram completamente impossível encontrar um aumento na lucratividade fazendo renegociações com seus fornecedores. Acham que se agirem dessa forma estarão se prejudicando, porque podem ofender aqueles que lhes dão matéria prima para trabalhar.

É preciso encarar esse tipo de situação de uma maneira diferenciada, entendendo que de modo geral todos querem (e sempre vão tentar) pagar um pouco menos, se assim for possível. Se isso não for viável diretamente você pode…

  • Tentar renegociar as formas de pagamento;
  • Tentar renegociar os tempos de pagamento;

4 – Desenvolva um planejamento de frete

Para não ter que encarar a redução na lucratividade na sua empresa é imperioso que você evite certos custos, ou ao menos tente reduzi-los ao máximo. Esse ponto você já entendeu, provavelmente, mas é possível que não saiba ainda que uma das formas de fazer com que isso aconteça é tentando evitar custos com frete. Algumas possibilidades são…

  • Fazer manutenção preventiva do sistema de entrega;
  • Elaborar rotas que sejam mais otimizadas;
  • Definir dias determinados para que elas ocorram;

5 – Estude cada um dos seus processos

A forma como o trabalho é feito no dia a dia da empresa pode fazer com que você tenha mais gastos, e isso pode ser alterado, mas antes é necessário que você avalie os processos de forma rigorosa e consciente.

Só assim você terá a chance de melhorar a maneira como empreende cada uma das atividades da sua empresa, encontrando pontos onde pode de fato reduzir os gastos que não precisam mais ser feitos de fato.

6 – Elabore um planejamento financeiro

Já falamos em outra oportunidade, mas vale a pena que a gente repita aqui: fazer o planejamento financeiro da sua empresa é fundamental para que ela cresça e se desenvolva com saúde.

Infelizmente a maioria dos empresários não tem esse capricho e cuidado, e isso faz com que gastem mais do que precisam e pior, em áreas que não deviam e não trazem o devido retorno.

Ter uma planificação estratégia como regra e não exceção no seu negócio fará com que ele apresente mais saúde financeira e mais funcionalidade, e isso é fundamental para qualquer empresa!

7 – Invista em tecnologia

Uma das formas de você gastar menos no seu negócio é automatizando processos, especialmente os que estão relacionados às comunicações dentro e fora do seu negócio.

Obviamente isso exige que sejam feitos investimentos específicos e estratégicos, mas uma vez que acontecer a tendência é que você tenha menos custos e assim não precise mais encarar uma redução na lucratividade.

Outro ponto favorável ao uso de mais tecnologia na sua empresa é que ela acelera processos, e com isso você se torna mais competitivo dentro do mercado, pode começar melhorando sua empresa com uso de software de gestão.

Essa é uma necessidade que todas as empresas precisam encarar, especialmente se desejam se manter em alta em um mercado tão competitivo e feroz. Independentemente do setor em que você atue verá concorrentes trabalhando com tecnologia de ponta, e você não pode ficar para trás!

Como você pode ver é possível evitar de fato uma redução na lucratividade de um negócio, mas para que isso de fato ocorra você precisa colocar em prática as dicas que listamos aqui. Boa sorte na sua empreitada e faça acontecer, porque valerá a pena!

Comente: