Loja parada – Como evitar que isso aconteça

Loja parada – Como evitar que isso aconteça

Na cabeça de qualquer varejista a ideia de ter sua loja parada devido a seja lá o que for nunca é bom, pensando nisso, evitar que a loja pare seus processos de vendas deve ser preocupação prioritária do gestor de forma que ele implante em sua loja processos e atividades que assegurem o exercício do principal objetivo do varejo que é à venda.

Pensando nisso daremos quatro dicas que serão à base dos processos que auxiliam os varejistas a evitar que as operações de sua loja sejam interrompidas e evitar que sua você tenha a loja parada.

  • Manter a loja com todas as obrigações fiscais em dia

A primeira dica para evitar que você tenha a loja parada  é atender todas as obrigações as quais o cotidiano de um loja de varejo está inserido, isto é, estar em dia com as regulamentações fiscais e legais que são impostas para os estabelecimentos como por exemplo a geração e envio do sintegra.

Para isso o primeiro passo é à contratação dos serviços de um contador ou advogado que possa esclarecer todos os procedimentos fiscais que devem ser cumpridos,tais como pagamento de tributos de produtos, regularização do regime tributário adotado pela empresa, cumprimento de todas as leis trabalhistas, cumprimento de todas as leis trabalhistas para a regularização de colaboradores, entre outras.

Outra providência importante para o gestor é procurar avaliar os requisitos avaliados durante as fiscalizações, já que dependendo do tipo de produto oferecido em sua loja é importante se adequar aos requisitos avaliados por organizações fiscalizadoras como por exemplo à vigilância sanitária, Procon, INMETRO e IPEM.

  • Esteja preparado para eventuais falhas dá energia elétrica

São muitos os casos onde os varejistas alegam falta de energia elétrica como motivo para loja parada, para evitar esse tipo de problema podem ser utilizadas duas medidas preventivas.

A primeira seria: Ter um gerador de energia na empresa, sendo que essa é  opção mais segura, pois em caso de interrupção de energia do fornecimento de energia o gerador irá fornecer energia para o funcionamento de todos os equipamentos dá loja, contudo o gerador tem como contraponto o custo, que para pequenos varejistas pode ser um investimento pesado para as finanças dá empresa.

Outra coisa é avaliar o espaço físico dá loja já que a existência de um gerador exige um espaço que nem sempre é encontrado nas lojas de varejo, logo, antes de contratar um serviço como esse analise se a sua empresa tem estrutura para a instalação de um gerador.

Embora não seja uma solução tão robusta à presença de um nobreak pode ser a solução para que dentro de um prazo de tempo a empresa não pare e nem perca informações, além de garantir o funcionamento do PDV.

  • Tenha um software de gestão qualificado em sua empresa

No processo de vendas há certos fatores que se tornam fundamentais para que o método funcione e muitas dessas atividades estão vinculadas a softwares de gestão que realizam à automatização dos dados dá empresa e proporcionam à sua execução.

Para se ter um exemplo, imagine que à emissão de notas fiscais, que depende do software emissor de notas fiscais, seja interrompida por algum motivo, logo o varejista não consegue vender produtos já que não terá como comprovar as transações. Outra situação é uma eventual falha no software responsável pela gestão do processo de vendas (software do PDV), como realizar vendas sem esse sistema?

Desse modo, ter em mãos um software confiável e com um suporte adequado para a execução das principais funções do seu negócio é uma grande forma de evitar que à loja pare de vender devido à um problema na automação comercial.

  • Tenha um contrato de manutenção de equipamentos

Dentro de um estabelecimento de varejo há uma infinidade de equipamentos que são fundamentais para o processo de vendas. Balanças, máquinas de cartão, computadores,impressoras, todos eles são exemplos de máquinas que cumprem funções importantes dentro do funcionamento dá loja.

Com isso para evitar que você tenha a loja parada é importante contar com um contrato de manutenção de equipamentos, isto é, se assegurar que em caso de qualquer pane em um dos equipamentos, a sua loja contará com à manutenção desejada que garantirá o funcionamento do equipamento e garantindo que o não funcionamento dá máquina te impeça de vender.

Imagine por exemplo uma balança que é responsável direta pela pesagem de produtos que para de funcionar em meio ao horário de trabalho. Como vender produtos pesáveis sem ela? Ou então como realizar vendas no cartão de débito ou crédito se à máquina de cartão (TEF) parasse de funcionar.

Com um contrato de manutenção em mãos há uma reposição rápida de equipamentos e seu reparo para que o haja o bom funcionamento em todos os setores e processos. Além disso, uma boa manutenção preventiva garante que a máquina tenha uma vida útil maior.

Equipamentos de PDV são exemplos claros de máquinas que não podem parar de forma alguma,afinal sempre é preciso vender.

  • Conclusão: Sobre loja parada

Analisando todas as situações e com essas dicas em mãos a conclusão clara  que podemos ter é que a interrupção do processo de vendas dos produtos resulta apenas em prejuízo para o varejista. Prejuízo esse que pode vir dá perda de produtos pela falta de funcionamento de produtos e obviamente a perda de vendas, logo é necessário uma gestão profissional do seu negócio de modo que não dependa do varejista para estar sempre funcionando.

Seguir dicas como estas que demos é importante para assegurar que durante uma situação que comprometa o funcionamento, o negócio contará com processos que impedirão as atividades de serem interrompidas, por isso para que o varejista obtenha sucesso nas vendas é essencial que ele realize atividades como essas para que não perca vendas.

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